Na Austrália, algumas das aranhas mais mortais do mundo, a aranha-teia-de-funil e a aranha-rato-oriental, tem se tornado um problema para os moradores do país. Esses animais estão aparecendo em piscinas depois que fortes chuvas assolaram a região, e nesse local elas podem viver por mais de 24 horas.
Desde o dia 23 de março, partes de Nova Gales do Sul têm sido atingidas por fortes chuvas e inundações. Regiões do norte do estado também têm ficado em alerta por causa do mau tempo. Segundo um criador de répteis do Australian Reptile Park, Sam Herrmann, em resposta a 9news, as tempestades botam as aranhas em movimento.
Elas geralmente procuram abrigo, então a borda sob a piscina cria um ótimo ambiente para elas se esconderem e ficarem secas. No entanto, às vezes eles podem cair acidentalmente na piscina.
Sam Herrmann
Aranhas mortais
As aranhas-teia-de-funil (Atrax robustus) pertencem à família Araneida, com cerca de 40 espécies conhecidas. Ela está no top 10 de aranhas mais mortais do mundo e os machos da espécie geralmente são os responsáveis pelas fatalidades, provavelmente porque eles tiveram que desenvolver um veneno mais potente para se protegerem enquanto buscam fêmeas para acasalar.
Desde da década de 1950, já existe um soro antiaracnídico para as aranhas-teias-de-funil, o que fez com nenhuma morte tenha sido registrada por acontecer com a espécie desde que ele foi criado. No entanto, sua mordida é superpotente e pode causar a morte de uma criança em 15 minutos.
Aranhas-rato-orienteal (Missulena bradleyi) são muito parecidas com as teias-de-funil quanto a aparência, e seu veneno é um pouco mais fraco, mas ainda sim muito mortal. Ambas podem passar muito tempo debaixo d’água, isso porque elas podem prender bolhas de ar nos pelos da sua parte inferior.
Além disso, esses aracnídeos respiram muito diferente dos humanos, o que impede que eles se afoguem facilmente. A maior parte das espécies de aranha possui um sistema respiratório duplo. Enquanto a traqueia delas transporta oxigênio para os tecidos, o pulmão foliáceo delas oxigena a hemolinfa, o sangue desses animais.
Eles podem sobreviver por várias horas e, às vezes, uma aranha com aparência completamente morta pode se contorcer repentinamente ou voltar à vida lentamente
Helen Smith, gerente da coleção de aracnologia do Museu Australiano, em resposta ao 7NEWS
Chuvas fizeram com que os animais invadissem piscinas
Muitos relatos têm surgido na internet sobre o aparecimento delas e de outras espécies em piscinas após as chuvas. Lynda Smith, moradora da costa norte de Nova Gales do Sul, encontrou quatro aranhas-rato-oriental em sua piscina.
Por favor, sempre verifique suas piscinas antes de pular, especialmente depois da chuva. [As aranhas] não devem ser mexidas
Lynda Smith
Dan Smith também encontrou uma dessas aranhas mortais em sua piscina, a teia-de-funil. Ele a capturou e enviou para o Australian Reptile Park, onde seu veneno será ordenhado para a produção de soro antiaracnídico.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários