Cerca de 300 milhões de empregos podem ser automatizados de alguma forma em meio à onda de inteligência artificial (IA), que gerou ferramentas poderosas como o ChatGPT.

A projeção recente é resultado de um estudo feito por analistas do banco Goldman Sachs. 

O que foi descoberto pelos especialistas

Robô trabalhando no computador ao lado de funcionários humanos
Imagem: VesnaArt/Shutterstock

De qualquer maneira, o impacto global no mercado de trabalho pode ser perturbador e ganhará força quando a IA generativa (como a do próprio ChatGPT) conseguir cumprir mais funções do que responder perguntas e redigir textos.

O outro lado da moeda

A boa notícia é que os analistas também observam que historicamente a inovação no mundo da tecnologia também gerou empregos, como aconteceu com a criação dos motores elétricos e do computador pessoal, por exemplo. 

“Embora o impacto da IA ​​no mercado de trabalho seja provavelmente significativo, a maioria dos empregos está apenas parcialmente exposto à automação”, explica o relatório.

Entre os americanos, por exemplo, só de 25% a 50% da carga de trabalho “poderá ser substituída” pela tecnologia. No fim, com mais tempo livre, a expectativa é que também seja observado um salto expressivo em produtividade.

Com informações da CNN