Isaac “Ike” Perlmutter, executivo da Marvel Entertainment, foi demitido como parte da recente rodada de demissões da Disney, que afetou 7.000 trabalhadores. Perlmutter, que estava na Marvel desde 1993, supervisionou a publicação de quadrinhos e licenciamento de jogos na Marvel Entertainment, que mais tarde foi incorporada a outras partes da corporação Disney.

A demissão foi noticiada pelo The New York Times, e confirmada por outros veículos da mídia dos EUA. Perlmutter era conhecido por sua liderança controversa na Marvel, que incluía alegadamente impedir a inclusão de mulheres e pessoas de negras nos filmes do estúdio. Ele também foi acusado de interferir na produção de filmes como Pantera Negra e Capitã Marvel, de acordo com um livro de memórias do CEO da Disney, Bob Iger.

Apesar de ser demitido da Marvel Studios em 2015, Perlmutter recebeu um novo cargo como presidente dos produtos de consumo da Marvel. No entanto, ele não conduziu séries de TV da Marvel desde 2019 e recentemente foi notícia por apoiar a campanha de seu amigo de longa data, Nelson Peltz, para ingressar no conselho da Disney.

A saída de Perlmutter faz parte do plano de corte de custos de US$ 5,5 bilhões da Disney, que visa reposicionar a empresa para a era do entretenimento focado em streaming. A reestruturação também incluiu a eliminação de toda a equipe de metaverso e a demissão de executivos da Hulu, Freeform e FX.

Dan Buckley, presidente da Marvel Entertainment, permanecerá em seu cargo e responderá ao presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, que havia passado por “vários anos de frustração” sob a liderança de Perlmutter.

As demissões na Disney