A Copa do Mundo do Catar parecia o último ato de uma geração belga repleta de talentos. Mas talvez ainda exista tempo para mais grandes feitos. Nesta terça-feira, a Bélgica demonstrou que pode ainda seguir competitiva no novo ciclo, encerrando uma seca que durava 69 anos.
Maior potência do futebol europeu, a Alemanha também passa por processo de renovação. Mas tinha em campo uma equipe com nomes conhecidos como Ter Stegen, Raum, Kimmich, Gnabry, Goretzka e Werner. A seleção de Hans-Dieter Flick acabou por sucumbir contra a Bélgica, que contou com gols de nomes da “velha guarda”, com de Bruyne, Lukaku e Carrasco marcando no 3 a 2.
É preciso recuar muito no tempo para lembrarmos a última vitória da Bélgica sobre a Alemanha. Foi em duelo amistoso, em 1954, com 2 a 0 para os belgas. Desde então foram 16 jogos, com impressionantes 15 vitórias alemãs e um empate.
Curiosamente, a Bélgica nunca enfrentou a Alemanha com sua “geração de ouro”. O último confronto entre as duas seleções havia sido em 2011, na eliminatória para a Eurocopa, e terminou com vitória por 3 a 1 da seleção alemã. Apenas Vertonghen foi titular nos dois confrontos em um intervalo de 12 anos, embora um jovem Lukaku tenha entrado em campo na derrota.
O Catar foi o ponto final para muitos dos nomes de destaque da última década da Bélgica. O principal deles, sem sobras de dúvidas, foi Eden Hazard. Com 32 anos, o ponta do Real Madrid vem em franca decadência desde que chegou na capital espanhola. Outros pilares da equipe seguem em campo e com idade para representarem a seleção na Eurocopa ao menos.
Contra a Alemanha, o destaque foi mais uma vez de Bruyne. O meia de 31 anos marcou um dos gols e deu duas assistências na vitória. Lukaku e Carrasco, autores dos outros gols, são um pouco mais jovens, com 29 anos cada.
No banco da Bélgica, o responsável pela renovação da equipe é, por coincidência, alemão. O início com Domenico Tedesco é animador. Antes da vitória sobre a Alemanha, a seleção belga venceu a Suécia por 3 a 0 em jogo válido pelas eliminatórias da Euro. Talvez seja cedo para declarar o fim da fase de ouro da Bélgica…
Fonte: Ogol
Comentários