O Google Drive limitou a quantidade de arquivos que podem ser armazenados. Agora, os usuários poderão armazenar até cinco milhões de itens.

O limite foi descoberto na última segunda-feira (27) por um usuário do Reddit que postou tópico sobre o assunto. Não houve aviso do Google sobre a modificação.

Em 14 de fevereiro, o usuário começou a receber notificações sobre “Falha no upload” quando tentava armazenar qualquer arquivo na nuvem. Segundo o relato, ele havia usado apenas 1,62 TB dos seus 2 TB disponíveis, mas não conseguia realizar uploads de mais arquivos.

A mudança foi confirmada por um porta-voz do Google Workspace em e-mail enviado ao site CNET:

Para manter forte desempenho e confiabilidade, os usuários individuais estão limitados a cinco milhões de itens criados no Google Drive.

Porta-voz do Google Workspace

Alguns usuários relataram que, mesmo com um milhão de arquivos, não estavam conseguindo subir mais itens na nuvem.

O Google não especifica o motivo dessa mudança e, ao que tudo indica, mesmo se um usuário tiver plano do Google One de 100 GB ou 20 TB, o limite de arquivos será de cinco milhões.

A mudança forçará usuários que trabalham com grande quantidade de arquivos a excluir alguns conteúdos de vez em quando. Além disso, alguns usuários que assinam o serviço Google One podem estar pagando por quantidade de armazenamento maior do que o Drive consegue armazenar.

Com informações de CNET

Google emitirá alertas sobre ondas de calor

Google anunciou nesta quarta-feira (29) a implementação de novos alertas para ondas de calor em sua ferramenta de busca. Eventualmente, os usuários poderão encontrar informações importantes sobre temperaturas extremas em sua região ao pesquisar termos relevantes, como “onda de calor“.

Imagem destacada: dennizn/Shutterstock