O doodle (desenho) do Google amanheceu diferenciado na manhã deste 29 de março, a plataforma elaborou uma homenagem ao ator e humorista brasileiro Jorge Lafond, mais conhecido por interpretar a personagem Vera Verão. Lafond, que faleceu em 2003 aos 50 anos após problemas cardíacos, completaria 71 anos nesta quarta-feira.
Lafond fez muitas participações na TV, programas e até filmes, além de seu longo currículo internacional como bailarino e sua graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mas foi com a drag Vera Verão que consolidou sua carreira. Ele permaneceu com a personagem por 10 anos no SBT.
O ator também era conhecido por sua presença nos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo, desfilando quase sempre seminu e com maquiagens e energia inesquecíveis. Lafond era um ícone da comunidade LGBTs, mas também se envolveu em diversas polêmicas relacionadas a sua orientação sexual e vida pessoal — ele se descobriu gay bem cedo, segundo contou em entrevista à revista Raça.
Nascido em 1952, no Rio de Janeiro, Lafond morreu em janeiro de 2003, em São Paulo, após um infarto fulminante durante a madrugada. O humorista era hipertenso e já enfrentava problemas de saúde — ele foi internado no dia 28 de dezembro de 2002 com insuficiência cardiorrespiratória, passou por complicações renais e chegou a fazer diálise.
Alegre e querido por muitos, o ator já recebeu diversas homenagens desde sua partida, como o “Troféu Jorge Lafond” que homenageia os destaques do Carnaval Carioca.
Imagem destaque: reprodução/A Praça é Nossa, do SBT
Fonte: Olhar Digital
Comentários