O deputado Federal Kim Kataguiri (União Brasil) levou a mídia nesta manhã uma denúncia gravíssima sobre crime de responsabilidade do Minsitro da Justiça e Segurança, Flávio Dino, ligados às ações criminosas do 8 de janeiro em Brasília.
A denúncia foi feita através do programa Morning Show do Canal Jovem Pan, onde o deputado apresentou documento da PF, protocolado no dia anterior aos ataques e também um ofício emitido e assinado por Dino ao governo do Distrito Federal.
No ofício, Dino requere do governo do DF apenas para fechar a rodoviária e informa que tropas federais fariam o controle do público.
Segundo o deputado Kim Kataguri, o ministro incorre em crime de responsabilidade pela omissão ou incompetência na prevenção aos atos que culminaram em depredação do congresso, planalto e STF.
Flávio Dino foi convidado a prestar esclarecimentos na CCJ da câmara e segundo o Deputado Kim Kataguiri, o ministro mentiu deliberadamente a comissão e a documentação levantada pelo deputado deve comprovar os fatos e levar Dino ao Impedimento e perda de direitos políticos.
Kim disse ainda que é provável que o chefe do executivo soubesse de toda a trama, o que deve ser apurado na CPMI dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.
“Tudo será apurado através de provas documentais e responsabilizado quem se omitiu ou provocou as ações do dia 8. Se o presidente do senado não der início a CPMI entraremos com um mandado de segurança junto ao STF para garantir a abertura da CPMI e a responsabilização dos culpados.” Concluiu o deputado.
Comentários