Segundo informações divulgadas esta semana pela Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), agência de notícias estatal norte-coreana, o país voltou a testar um drone submarino. Ele é capaz de gerar tsunamis radioativos ou ondas que podem destruir portos, navios e infraestruturas costeiras.
Os testes aconteceram entre sábado e segunda-feira e foram inspecionados diretamente pelo Kim Jong-un. O líder norte-corano fez o acompanhamento da capital, a partir da sede do instituto de investigação de armas nucleares.
A Coreia do Norte já havia anunciado, na sexta-feira, os testes com o submarino nuclear, provavelmente em resposta a movimentações militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
O drone submarino da Coreia do Norte é chamado de Haeil-1, Tsunami-1 em coreano, e foi testado na costa leste do país. Durante a simulação, o torpedo percorreu cerca de 600 quilômetros em uma trajetória irregular e elíptica que durou 41 horas e 21 minutos antes de atingir o alvo.
Na segunda-feira, a Coreia do Sul, alegou duvidar do potencial do drone e que ele ainda estaria em fases iniciais de desenvolvimento. O armamento é muito parecido com o Poseidon da Rússia, finalizado em janeiro.
Enquanto Kim Jong-un inspecionava os testes, ele também foi apresentado as especificações técnicas, características estruturais e operacionais e a compatibilidade do novo armamento nuclear com outros sistemas de armamento. Além disso, ele também recebeu informações sobre trabalhos que estão sendo realizados para informatizar o sistema de gestão combinada de armas nucleares.
Nos últimos meses, a Coreia do Norte tem anunciado e realizado testes de diversos armamentos nucleares. No último ano, o país também se declarou uma potência nuclear, além de aumentar exponencialmente a produção de armas. A Coreia do Sul e os Estados Unidos têm estreitado laços à medida que Pyongyang faz avanços.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários