A Wikimedia Foundation, proprietária da Wikipédia, lançou um logotipo de som para identificar conteúdos da enciclopédia online e todos seus outros produtos. Chamado de “The Sound of All Human Knowledge” (O Som de Todo Conhecimento Humano, em português), a intenção é ter uma identidade sonora para a plataforma, algo como o “tu-dum” da Netflix e o som claro e alto de abertura da HBO Max.
“Como fã dedicado da Wikipédia, acredito firmemente que o compromisso da plataforma com informações confiáveis e gratuitas é essencial para nosso sucesso global. Ao incorporar meu som, espero tornar a Wikipédia ainda mais acessível e envolvente, permitindo que os leitores [e agora ouvintes] embarquem em sua própria jornada de descoberta e conhecimento. Com mais respostas e informações ao nosso alcance, podemos enfrentar grandes problemas e criar um futuro melhor para todos”, disse Osborne.
Ouça abaixo o som!
Segundo a Wikimedia, o logo de som será regravado profissionalmente com Osborne para atender os parâmetros de qualidade. Haverá também outras versões para uso em diferentes conteúdos — como uma versão curta de 2 segundos para postagens em mídias sociais e uma composição mais longa de 60 segundos para vídeos de eventos.
Os logotipos sonoros
Logotipos sonoros ganharam popularidade com o avanço da tecnologia de assistentes de voz, streamings de vídeo e música e também os podcasts. Segundo a Wikimedia, o número de usuários ativos de assistente de voz cresceu de 544,1 milhões de usuários em 2015 para 2,6 bilhões de usuários em 2021.
Plataformas como Wikipédia e Wikidata fortalecem consultas de conhecimento geral em dispositivos assistidos por voz, assim, a ideia de logotipo de som ajuda a garantir que os ouvintes saibam quando estão acessando o conhecimento da Wikipédia ou sites da Wikimedia em qualquer endereço online.
“Este é o momento perfeito para a Wikimedia desenvolver sua identidade sonora. Em um mundo que prioriza o áudio, nunca houve tantas oportunidades para uma marca ser ouvida”, disse a Wikimedia em comunicado à imprensa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários