O Brasil deve, nos próximos dias, formalizar a candidatura para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino em 2027. A CBF já tinha expressado desejo de sediar o evento informalmente e agora deve oficializar a candidatura.
A Confederação recebeu da Fifa um documento com diretrizes para seguir com a candidatura. Os brasileiros têm até o final de novembro para enviar uma proposta dentro do que é pedido pela entidade. O Governo Federal já manifestou apoio para trazer a competição para o Brasil. A Confederação ainda estuda os documentos recebidos da Fifa para avaliar os próximos passos.
A CBF ainda não conversou oficialmente com nenhuma praça para definir possíveis sedes. São Paulo e Rio de Janeiro já manifestaram interesse em receber jogos da competição. O Mineirão, por meio da Minas Arena, também tem interesse em receber partidas e ser uma das sedes.
O Brasil nunca recebeu uma Copa do Mundo Feminina. França, Alemanha, Estados Unidos e Suécia são os países que receberam os Mundiais femininos e masculinos. O Mundial feminino, que teve sua primeira edição em 1991, nunca foi disputado na América do Sul.
A CBF tinha estudado formalizar uma candidatura para receber o evento em 2023, mas desistiu ainda em 2020. Em comunicado a entidade afirmou que “não foram apresentadas as garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento”.
A decisão da sede sai apenas no ano que vem. Bélgica, Alemanha e Holanda estudam enviar uma proposta conjunta para ser sede. A África do Sul também estará na disputa. Há rumores que uma outra candidatura europeia em conjunto deve ser formalizada ainda dentro do prazo.
Fonte: Ogol
Comentários