Assim como a SpaceX, a Boeing tem um acordo bilionário com a NASA para transportar astronautas de e para a Estação Espacial Internacional (ISS). Esses serviços serão executados pela cápsula CST-100 Starliner.

Enquanto a empresa de Elon Musk já está cumprindo o contrato, tendo lançado seis missões operacionais tripuladas ao laboratório em órbita usando suas cápsulas Dragon e os foguetes Falcon 9, a Boeing ainda não iniciou os trabalhos.

Vamos entender o porquê:

Representação artística da cápsula Starliner em órbita. Créditos: Dima Zel – Shutterstock

A estreia da Starliner como transporte de astronautas estava programada para acontecer em dezembro, sete meses depois do bem sucedido Teste de Voo Orbital-2 (OFT-2), uma missão não tripulada crucial para provar a capacidade da espaçonave.

Devido a alguns ajustes que se mostraram necessários, o Teste de Voo Tripulado (CFT, na sigla em inglês) da cápsula foi reagendado para maio deste ano.  

No entanto, a agência espacial norte-americana e a empresa de desenvolvimento aeroespacial decidiram adiar o lançamento por mais alguns meses. Agora, a decolagem está prevista para julho.

Deliberamos e decidimos que a melhor tentativa de lançamento do CFT é não antes de 21 de julho

Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA.

Segundo Stich e outros que participaram de uma webconferência na tarde de quarta-feira (29), haverá um tráfego considerável na ISS no primeiro semestre, com o voo privado Ax-2 decolando em maio e a próxima missão robótica de carga da SpaceX prevista para junho.

Além disso, a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, local de lançamento da CFT, também estará ocupada nos próximos meses. 

A United Launch Alliance (ULA) planeja voar uma missão para a Força Espacial dos EUA a partir de Cabo Canaveral com um foguete Atlas V dentro desse período, e a primeira decolagem do novo veículo Vulcan Centaur da empresa está prevista para maio também partindo de lá.

Outro motivo apresentado é que a NASA precisa de um pouco mais de tempo para analisar dados sobre os vários componentes da Starliner, como seu sistema de paraquedas, antes de colocar astronautas na cápsula.

Por fim, a agência e a Boeing planejam conduzir mais um teste em solo de um subsistema de paraquedas, o que está previsto para maio, segundo Stich.

Conforme divulgado, a Starliner será pilotada por Barry “Butch” Wilmore, ex-piloto do programa de ônibus espacial da NASA e visitante da ISS por duas vezes. Ao lado dele estará Suni Williams, que conta com duas missões espaciais no currículo. Em 2007, ela se tornou a primeira pessoa a “correr uma maratona” no espaço, quando correu na esteira da estação por mais de quatro horas. 

Além da dupla, o astronauta da NASA e três vezes residente da estação espacial Mike Fincke foi escalado como piloto reserva da missão.

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