O Twitter finalmente divulgou detalhes e preços da nova versão de sua API, após adiar as mudanças por um tempo e anunciar a proibição de clientes de terceiros como parte de uma reformulação de suas funcionalidades de desenvolvedor.
Para quem tem pressa:
A empresa anunciou o lançamento pelo próprio Twitter na noite de ontem, 29 de março. A rede social manterá um nível gratuito com funcionalidade limitada da API, embora ofereça menos recursos do que seu antecessor. Sob o novo nível gratuito, as contas podem postar até 1.500 tweets por mês, mas não terão acesso a outros recursos. Esse nível é destinado a bots e outros fins de teste.
Já o novo nível “básico” custará US$100 por mês e permitirá que os desenvolvedores postem até 3.000 tweets por mês no nível do usuário e até 50.000 por mês no nível do aplicativo. No entanto, o limite de leitura será de apenas 10.000 tweets por mês, muito menos do que o oferecido anteriormente.
Por sua vez, um nível empresarial estará disponível para empresas que precisam de um nível mais alto de acesso, mas detalhes mais aprofundados não foram revelados. Segundo o site de desenvolvedores do Twitter, o nível empresarial incluirá “acesso de nível comercial que atenda às necessidades específicas de você e de seus clientes” e outros recursos. As empresas podem solicitar acesso empresarial, mas a única informação de preço divulgada pelo Twitter é que haverá “níveis de assinatura mensal”.
O Twitter não esclareceu o que acontecerá com os pesquisadores e acadêmicos que dependem da API da rede social para suas pesquisas. Em uma série de tweets, a empresa disse que estava “procurando novas maneiras de continuar atendendo a esta comunidade”, mas não elaborou.
Muitos serviços que usam as APIs mais antigas do Twitter podem parar de funcionar completamente em breve, uma vez que a empresa confirmou que suas APIs existentes serão descontinuadas nos próximos 30 dias. “Recomendamos que você migre para os novos níveis o mais rápido possível para uma transição suave”, disse a empresa.
A nova política pode afetar o uso da rede social por empresas e pesquisadores, bem como desenvolvedores de aplicativos terceiros. No entanto, algumas contas bot podem continuar se beneficiando do novo nível gratuito, embora de forma limitada.
Fonte: Olhar Digital
Comentários