A GM planeja eliminar gradualmente o Apple CarPlay e Android Auto, mudando para sistemas de infoentretenimento integrados, que estão sendo desenvolvidos com o Google, para futuros veículos elétricos.

A decisão da GM de parar de oferecer esses sistemas em futuros veículos elétricos, começando com o Chevrolet Blazer 2024, pode ajudar a montadora a capturar mais dados sobre como os consumidores dirigem e carregam EVs, segundo a montadora.

A decisão de eliminar gradualmente o Apple CarPlay é revés para a Apple na competição com o Google para capturar mais espaço em painéis de veículos na América do Norte. No passado, a Chevrolet se “gabava” de oferecer mais modelos com Apple CarPlay ou Android Auto do que qualquer outra marca.

A GM trabalha com o Google desde 2019 para desenvolver as bases de software para sistemas de infoentretenimento que serão mais integrados a outros sistemas de veículos, como o assistente de motorista Super Cruise da GM. A montadora está acelerando estratégia para que seus EVs sejam plataformas para serviços de assinatura digital.

Até 2035, a meta da GM é eliminar gradualmente a produção de novos veículos leves de combustão. A GM se beneficiaria ao concentrar os engenheiros e o investimento em abordagem para conectar mais estreitamente o infoentretenimento e a navegação no veículo com recursos como direção assistida, disseram Edward Kummer, diretor digital da GM, e Mike Hichme, diretor-executivo de experiência em cockpit digital.

“Temos muitos novos recursos de assistência ao motorista chegando que são mais estreitamente acoplados à navegação”, disse Hichme à Reuters. “Não queremos projetar esses recursos de forma que dependam de uma pessoa ter um telefone celular.”

Os compradores de EVs da GM com os novos sistemas terão acesso ao Google Maps e ao Google Assistant, um sistema de comando de voz, sem custo adicional, por oito anos, disse a GM.

A montadora afirmou que os futuros sistemas de infoentretenimento oferecerão aplicativos, como o Spotify, Audible e outros serviços que muitos motoristas agora acessam via smartphones.

“Acreditamos que existem oportunidades de receita de assinaturas para nós”, disse Kummer. A presidente-executiva da GM, Mary Barra, almeja receita anual de US$ 20 bilhões a US$ 25 bilhões com assinaturas até 2030.

A GM planeja continuar oferecendo sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto em seus modelos de combustão. Os proprietários de veículos equipados com as tecnologias de espelhamento ainda poderão usar os sistemas, disse a GM.

Os motoristas também poderão ouvir música ou fazer chamadas telefônicas em iPhones e Android usando Bluetooth, disse a GM.

Com informações de Reuters

Imagem destacada: Chinnapong/Shutterstock