Abril é um mês de bastante emoção para os fãs do espaço. Logo no começo do mês, a NASA anuncia os astronautas da missão Artemis 2, que deve ir para a órbita da Lua. Ainda temos a chuva de meteoros Lyrid, em seu pico, um eclipse solar no hemisfério norte e o teste da Starship, que Elon Musk garantiu para este mês, mas sem uma data específica. Se quiser ver mais do que te aguarda esse ano, preparamos ainda esses guias de fases da lua e eclipses.
Veja abaixo nosso calendário astronômico de abril com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.
Calendário astronômico de abril
03 de abril: Anúncio dos astronautas que vão à Lua na missão Artemis 2. Serão divulgados os nomes do canadense e dos três norte-americanos que vão fazer parte da missão Artemis 2, que vai repetir o percurso feito entre novembro e dezembro do ano passado pelo voo Artemis 1 na órbita lunar.
06 de abril: Lua Cheia de abril chega à 01h13
08 de abril: SpaceX lança um novo satélite de internet construído pela Boeing com um Falcon Heavy
13 de abril: Lua Minguante de abril chega às 06h12
13 de abril: Foguete Ariane 5 vai lançar a missão Jupiter Icy Moons Explorer da Agência Espacial Europeia. O objetivo é observar o planeta junto com suas três grandes luas Ganimedes, Calisto e Europa
20 de abril: Lua Nova de abril chega à 01h15
20 de abril:Eclipse solar hibrido visível em partes da Ásia e Austrália acontece
22 de abril: Pico da chuva de meteoros Lyrid
27 de abril: Lua Crescente de abril chega às 18h21
Sem data definida
Starship: Elon Musk disse que a SpaceX pretende lançar o foguete neste mês, mas sem uma data certa.
A Starship é um megacomplexo veicular formado pelo propulsor Super Heavy e a cápsula Starship, que dá nome ao foguete, desenvolvido para transportar cargas úteis para a órbita da Terra, além de, futuramente, tripulações para a Lua e Marte, entre outros voos espaciais. O veículo promete ter 2,5 vezes mais impulso que o Saturno V, da NASA, que atualmente ocupa o posto de maior e mais poderoso foguete já desenvolvido.
Fonte: Olhar Digital
Comentários