Em 7 de dezembro de 1972, três astronautas foram lançados pela missão Apollo 17, da NASA, para aquela que se tornou a última vez que a humanidade colocou os pés na Lua.
Mais de 50 anos depois, a agência vai voltar a fazer viagens tripuladas ao nosso satélite natural, e os nomes dos primeiros passageiros serão revelados na próxima semana. O anúncio acontece nesta segunda-feira (3), com transmissão ao vivo pela NASA TV para todo o mundo, a partir do meio-dia (pelo horário de Brasília).
Na ocasião, serão divulgados os nomes do canadense e dos três norte-americanos que vão fazer parte da missão Artemis 2, que vai repetir o percurso feito entre novembro e dezembro do ano passado pelo voo Artemis 1 na órbita lunar.
O principal objetivo daquela missão não tripulada era circundar a Lua para testar tecnologias essenciais para todas as outras missões do Programa Artemis, como o megacomplexo veicular formado pelo foguete Space Launch System (SLS) e a cápsula Orion, além dos sistemas de comunicação e de suporte de vida.
A tripulação do voo Artemis 2, esperado para 2024, ainda não pousará na Lua. Isso, de fato, só deve acontecer entre 2025 e 2026, com a missão Artemis 3, que finalmente levará a humanidade a pôr os pés novamente no solo lunar.
Uma nova era
Na quarta-feira (29), a NASA lançou um vídeo institucional no YouTube para divulgar o evento de nomeação dos astronautas. “É uma nova era de pioneiros, navegantes das estrelas, pensadores e aventureiros”, diz o administrador da NASA, Bill Nelson, na abertura do trailer.
Com o programa Artemis, a NASA pousará a primeira mulher e a primeira pessoa preta na superfície da Lua, além de abrir caminho para uma presença lunar de longo prazo e servir como um trampolim para os astronautas a caminho de Marte.
Fonte: Olhar Digital
Comentários