Nesta segunda-feira (3), a NASA promoveu um evento para anunciar os nomes dos astronautas que farão parte do voo Artemis 2 – a primeira missão tripulada do novo programa de exploração lunar e de espaço profundo da agência.
Esses astronautas estarão a bordo da cápsula Orion em um voo previsto para acontecer em 2024, que vai repetir o trajeto executado pela missão Artemis 1 entre novembro e dezembro de 2022.
Isso significa que o time não vai pousar em solo lunar, sendo Artemis 2 uma missão chave para testar os sistemas, procedimentos e manobras necessários para os próximos voos tripulados à Lua.
Depois disso, finalmente, com a missão Artemis 3, a humanidade vai colocar os pés novamente no solo lunar – o que está previsto para acontecer entre 2025 e 2026, quando a primeira mulher e a primeira pessoa preta terão a oportunidade de pisar na Lua.
Durante o anúncio, estiveram presentes vários dos 18 integrantes do time Artemis – à exceção, por exemplo, de Frank Rubio, que está em missão na Estação Espacial Internacional (ISS) até setembro deste ano.
Vamos então à lista de passageiros do voo Artemis 2:
Christina Koch
Christina Hammock Koch, de 44 anos, é uma veterana de seis caminhadas espaciais. Ela detém o recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, com um total de 328 dias no espaço. Engenheira elétrica, Koch ajudou a desenvolver instrumentos científicos para várias missões da NASA.
Ela também passou um ano no Polo Sul, uma aventura árdua que pode ser muito útil para prepará-la para a intensidade de uma missão lunar. Selecionada como astronauta da agência em 2013, ela serviu como engenheira de voo na ISS para as Expedições 59, 60 e 61.
Jeremy Hansen
Jeremy Roger Hansen tem 47 anos. Ele foi um dos dois recrutas selecionados pela Agência Espacial Canadense (CSA) em maio de 2009 através da terceira Campanha Canadense de Recrutamento de Astronautas. É um dos 14 membros da 20ª turma de astronautas da NASA.
Em 2011, formou-se no Treinamento para Candidatos a Astronautas, que incluía instruções científicas e técnicas, instrução intensiva em sistemas da ISS, atividades extraveiculares (EVAs), robótica, treinamento fisiológico, treinamento de voo T-38, cursos de língua russa e treinamento de sobrevivência no mar e na selva.
Victor Glover
Victor Jerome Glover, de 46 anos, foi selecionado como astronauta em 2013 enquanto atuava como membro legislativo no Senado dos EUA. Mais recentemente, serviu como piloto e segundo comandante na espaçonave da missão missão Crew-1, da SpaceX, chamada Resilience, que pousou em 2 de maio de 2021.
Aquele foi o primeiro voo pós-certificação da espaçonave Crew Dragon da SpaceX – o segundo tripulado daquele veículo – e a primeira missão de longa duração a bordo da ISS. Ele também atuou como Engenheiro de Voo no laboratório orbital para a Expedição 64.
Reid Wiseman
Gregory Reid Wiseman, de 47 anos, serviu como Engenheiro de Voo a bordo da ISS para a Expedição 41 de maio a novembro de 2014. Durante a missão de 165 dias, Reid e seus companheiros de tripulação completaram mais de 300 experimentos científicos em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica.
Eles estabeleceram um marco para a ciência da estação ao completar um recorde de 82 horas de pesquisa em uma única semana. Aquele foi o primeiro voo espacial de Reid, que também incluiu quase 13 horas como astronauta principal durante duas atividades fora do complexo orbital.
Fonte: Olhar Digital
Comentários