O número de roubos e furtos de automóveis, motos e veículos comerciais leves no Estado de São Paulo teve um aumento de 13% nos dois primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022. O levantamento é da empresa de rastreamento veicular Ituran e foi obtido pelo UOL Carros.

A pesquisa leva em conta o balanço mais recente de roubos e furtos publicado no site da Secretaria de Segurança Pública do governo.

Aumento no número de roubos e furtos

Para o gerente da Ituran, Rodrigo Boutti, o aumento de casos de roubos e furtos de veículos está relacionado à procura por peças.

O aumento nos casos de roubo e furto de veículos em São Paulo está diretamente relacionado ao consumo de peças usadas em desmanches ilegais e na internet, tendo em vista a recessão econômica.

Rodrigo Boutti, gerente da Ituran

Outros motivos listados por Boutti são a falta de insumos eletrônicos no mercado de reposição (o que leva os criminosos a buscá-los nos carros), o aumento de empregos informais e o envelhecimento da frota por conta do aumento no preço de carros novos.

Os carros e motos novos ficaram muito caros e também há falta de modelos zero-quilômetro devido à escassez de microchips. Dessa forma, a frota está envelhecendo e cresceu a demanda por peças de reposição para veículos usados, inclusive componentes fornecidos por desmanches ilegais.

Rodrigo Boutti

Mais informações do estudo

Veículos mais roubados ou furtados em 2023 em São Paulo

Com informações de UOL Carros.

Imagem: YouTube/Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!