Alan Guedes libera licitação para construir futura Central de Atendimento ao Cidadão

Alan Guedes libera licitação para construir futura Central de Atendimento ao Cidadão

Sede própria do CAC será na rua Cuiabá com cinco andares e projeto ecologicamente correto

O prefeito Alan Guedes assinou, nesta quarta-feira (5), a autorização de processo de licitação para a construção da nova sede da Central de Atendimento ao Cidadão. A obra, orçada em R$ 12,5 milhões, conta com recursos provenientes do Fonplata (Banco de Desenvolvimento da Bacia do Plata), contrapartida do Município e está inserida no cronograma do Programa Desenvolve Dourados, o maior programa de investimentos da história da cidade. 

O prédio próprio do CAC será construído na rua Cuiabá, entre as ruas Cafelândia e Bela Vista. A área total será de 2,4 mil m² dividida em cinco pavimentos. No térreo será feito o atendimento ao cidadão, sala do Empreendedor, banco e estacionamento. Nos segundo e terceiro pavimentos será montada a estrutura de trabalho interno, o quarto pavimento está reservado para a Secretaria Municipal de Fazenda e o quinto pavimento foi planejado para a sala de treinamento, estúdio de gravação e arquivos. O acesso vertical será feito por escadas e elevador central.

O projeto, idealizado pela equipe da Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), contempla mecanismo de ecoeficiência com sistema de geração de energia foto-voltaica,  vidros espelhados para reduzir a carga térmica e reduzir o consumo de energia para climatização. Também serão previstos sistemas de reuso de água pluvial para limpeza de calçadas e irrigação de jardins.

Na cerimônia que deu início ao processo licitatório, além das autoridades locais como o presidente da Câmara de Vereadores, Laudir Munaretto, líder do Governo no Legislativo, vereador Sérgio Nogueira, vereadores Marcelo Mourão e Daniel Júnior, secretários municipais, parte da equipe de Gestão, e dirigentes do Fonplata, que estão em Dourados desde segunda-feira (3) para a “Missão de Arranque”, entre eles o responsável pelo projeto, Aderbal Curvelo, o especialista em aquisições, Brando Ponti, e a especialista em Gestão Financeira, Maria Calvino.

Desenvolve Dourados

Segundo Alan Guedes, há anos a Central do Cidadão não era compatível com as necessidades dos douradenses e a construção de sua sede própria é um marco de que a população será respeitada e atendida na demanda que precisa, de maneira rápida e eficiente. “Essa é uma obra que nasce da necessidade trazida pela sociedade, seja do cidadão que procura os serviços da Central do Cidadão, seja dos servidores que estão lá para atendê-los. Essa é uma área que a Prefeitura fez a aquisição já pensando em trazer para cá esse equipamento público dentro do planejamento do Desenvolve Dourados”, afirma o prefeito.

Ex-secretário de Fazenda e hoje assessor especial, Everson Leite Cordeiro lembrou que as obras lançadas durante o Desenvolve Dourados e o financiamento com o Fonplata só foi possível graças à recuperação financeira do município desde o início da gestão Alan Guedes. “O prefeito me chamou em 2021 para ajudá-lo na construção do plano de recuperação financeira do município de Dourados. No primeiro ano trabalhamos para equilibrar receita e despesas e conseguimos a Capag A, que foi o reconhecimento do Tesouro Nacional na recuperação das contas do município. Com isso o prefeito determinou que estabelecemos os alicerces para o futuro da cidade e assim veio o projeto Desenvolve Dourados, em parceria com o Fonplata”, completou.

Fonte: Prefeitura de Dourados

Comentários