O carro popular foi uma categoria de veículo que ganhou o coração de muitos brasileiros no passado. A ideia era simples: oferecer carros por preços mais acessíveis que cabiam no bolso de mais consumidores. Antes de falar sobre a possível volta, vamos a um resumo da história.
Popular dobrou de preço
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No início dos anos 1990, um carro popular custava em torno de US$ 7 mil. Corrigido, hoje isso equivale a R$ 35 mil. Hoje, o modelo 0 km menos caro do Brasil é o Renault Kwid, que, apesar de muito mais moderno, seguro e equipado, custa quase o dobro disso (R$ 68.190).
A boa notícia é que existe um movimento que ganhou força para trazer a ideia de volta para aquecer as vendas.
Quanto custa e como será o novo carro popular?
Segundo as informações da Folha de São Paulo, a proposta não será tão atrativa como no passado do ponto de vista de preço. A promessa são de carros novos a partir de R$ 50 mil, com motor 1.0 e movidos somente a etanol, considerado um combustível mais verde que a gasolina.
Atualmente, a iniciativa está em discussão no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Para voltar a reduzir os preços, um dos planos do governo é adotar a mesma estratégia do passado, ou seja, reduzir tributos.
Stellantis defende a ideia
O presidente da Stellantis, Antonio Filosa, é a favor da volta do carro popular. O executivo defendeu recentemente que a categoria precisará de impostos mais baixos, mas não pode abrir mão de itens de segurança para cortar custos.
Como exemplo de popular moderno, Filosa citou o compacto elétrico Citroën Ami, um microcarro vendido na Europa.
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Já falamos sobre o Ami aqui. O “carrinho” leva só duas pessoas a bordo, dispensa porta-mala e foi um veículo pensando para rodar na cidade, algo que talvez não funcionaria tão bem para muitos compradores no Brasil.
Filosa, diz que a Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos, poderia liderar as negociações pela volta dos populares no país, já a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, aponta que o projeto deve enfrentar resistência.
Com margens apertadas no pós-pandemia, muitas montadoras não querem vender carros mais baratos, ainda que a oferta de uma gama maior de modelos possa melhorar as vendas no longo prazo.
Quando o novo popular chega?
Por enquanto, é difícil precisar, já que há um caminho longo pela frente até que novos acordos sejam firmados para o projeto enfim sair ou não do papel. Ainda assim, o simples fato de estar em pauta é uma boa notícia.
Imagem principal: Antônio Salaverry/Shuttestock
Com informações da Folha, Vrum, Flatout, Automotive Business
Fonte: Olhar Digital
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