Os softwares e aplicativos de videoconferência são um meio de comunicação essencial para todos os tipos de pessoas, esse era o caso antes da Covid-19, durante a quarentena, e ainda é o caso agora.

Seja para reuniões de negócios, trabalho remoto, aulas online ou encontros sociais, há muitas plataformas para escolher, sendo Google Meet, Zoom e Microsoft Teams as mais populares atualmente.

1. Google Meet

O Google Meet é um aplicativo exclusivo de videoconferência, projetado especialmente para atender às necessidades de empresas de diferentes tamanhos, cuja interface é típica para os produtos da marca: leve e intuitiva. 

Google Meet
Imagem: Divulgação/Google Meet

Por ser totalmente online, não há a necessidade de instalação de software no computador, a única coisa necessária para utilizar o Meet é uma conta Google. No entanto, o download do aplicativo é aconselhado para usuários que preferem acessar videochamadas por smartphones, com disponibilidade para sistemas Android e iOS.

A plataforma oferece gratuitamente layouts e configurações de tela personalizados, recursos de bate-papo ao vivo, reações com emojis para interagir com outros participantes, e compartilhamento de tela para videoconferências com até 100 participantes, além da integração com o Gmail, Google Calendar e Google Drive. No entanto, a versão freemium tem tempo limitado de 60 minutos para chamadas a partir de 3 usuários. 

Para assinantes do Google Workspace, as chamadas podem ter até 250 pessoas e a duração é ilimitada. Além disso, com a assinatura é possível disponibilizar legendas ao vivo durante a reunião, gravar as reuniões no Google Drive, criar salas temáticas para dividir os participantes em grupos durante as reuniões e muito mais.

2. Zoom

O aplicativo foi criado para empresas e escritórios, e rapidamente se tornou o meio preferido para videoconferência nos dias de hoje. Ele permite que os usuários se comuniquem via bate-papo privado ou em grupo e que troquem arquivos. 

Zoom Meetings
Girts Ragelis/Shutterstock.com

O que tornou o Zoom tão atraente foi a sua simplicidade, os participantes podem entrar na reunião de qualquer lugar através de um link de convite, que pode ser acessado facilmente tanto no computador quanto em celulares. É possível utilizar a plataforma no navegador, sem o download de software, mas essa também existe, inclusive para smartphones.

As principais características da plataforma incluem a capacidade de hospedar reuniões individuais ilimitadas no plano gratuito – embora reuniões em grupo tenham um limite de 40 minutos e 100 participantes, com chat ao vivo, salas de espera virtuais e compartilhamento de tela.

Alguns recursos, como mais tempo de reunião, gravações das conferências, transcrição ou legendas traduzidas, quadro branco, e armazenamento em nuvem fazem parte dos add-ons pagos e planos de assinatura mensais ou anuais.

3. Microsoft Teams

Aplicativo para celular Microsoft Teams. Foto: Shuttestock.
Aplicativo para celular Microsoft Teams. Foto: Shuttestock.

Além de um aplicativo popular de videoconferências, o Teams é uma ferramenta colaborativa multifuncional, com um conjunto de recursos voltados para ajudar na produtividade, como se o Zoom, o Slack, e o Google Docs fossem um só. 

A versão freemium do serviço inclui suporte para 100 pessoas em chamadas de até 60 minutos e mensagens ilimitadas no bate-papo, com compartilhamento de tela e de arquivos. 

O Teams também tem uma interface intuitiva, o que torna as coisas simples quando se trabalha com um grande grupo, e possui integração com o Outlook e o pacote Office. A configuração de um canal é rápida, e os usuários podem transitar facilmente de um chat para uma chamada de vídeo ou voz, já que estas funções estão centralizadas em uma única ferramenta.

A plataforma não exige que você faça download do software no computador, mas para isso é necessário pagar pelo Microsoft 365 – já o aplicativo tem disponibilidade para download gratuito em smartphones. Todos os outros recursos também são pagos, incluindo chamadas com até 10 mil membros, gravação de reuniões – enviada automaticamente para os emails na lista de convidados, transcrição e legendas ao vivo em mais de 30 idiomas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!