A General Motors ultrapassou a Ford em número de vendas de veículos elétricos (EV) e se tornou a segunda maior fabricante dos EUA, conforme divulgou a CNBC. Segundo os números, baseados na pesquisa da Motor Intelligence, durante o primeiro trimestre deste ano a GM vendeu 21 mil EVs, o dobro da Ford, que somou pouco menos de 11 mil entregas.
A descida da Ford ocorre após pausas de produção em duas de suas fábricas na América do Norte, o que forçou a empresa a dobrar a capacidade de sua fábrica no México — com as pausas, as vendas de seu Mustang Mach-E caíram 19,7% durante o trimestre.
Ela também perdeu cerca de cinco semanas de produção de sua picape F-150 Lightning devido um problema de superaquecimento de bateria, o que reforçou a paralisação e exigiu um recall (recolhimento de produtos devido falhas e problemas relacionados à segurança).
Tesla, de Elon Musk, segue líder
Ainda segundo os dados da Motor Intelligence, a Tesla lidera o ranking de vendas de EVs, e com larga margem das rivais. A consultoria de dados automobilísticos estima que a fabricante de Elon Musk tenha vendido quase 162 mil veículos elétricos no primeiro trimestre do ano apenas nos EUA (estima porque a Tesla não relata suas vendas por região).
A Tesla divulgou, no início deste mês, seus resultados trimestrais. Segundo relatório da companhia, ela bateu o recorde de vendas para o período, que geralmente não costuma ser bom para a empresa. A fabricante relaciona o sucesso ao seu corte de preços — embora todas as rivais tenham seguido a mesma estratégia, causando uma guerra de preços. Veja aqui os dados da Tesla.
Esquentando ainda mais essa concorrência, tanto a GM quanto a Ford já disseram que planejam ultrapassar a Tesla em vendas de veículos elétricos nos próximos anos. A Tesla, no entanto, mira alto, e disse que pretende produzir 20 milhões de veículos elétricos por ano até 2030.
Fonte: Olhar Digital
Comentários