O primeiro trimestre de 2023 terminará em baixa para a Samsung. Segundo a projeção de analistas de mercado, a empresa sul-coreana deve registrar queda de 92% em lucro no período, a maior vista nos últimos 14 anos.

O que motivou o resultado ruim

Queda no preço dos chips

Os chips de memória, muito usados em celulares, PCs e servidores, também caíram cerca de 20% no início de 2023, enquanto os chips de memória flash NAND, usados para armazenamento de dados, ficaram de 10% a 15% mais baratos, segundo os dados da TrendForce.

Clientes da Samsung, incluindo operadoras de data centers, fabricantes de smartphones e computadores, estão preferindo esgotar estoques do que comprar mais chips, já que a demanda do consumidor por eletrônicos em geral caiu muito por conta do crescimento da inflação e das taxas de juros.

Como resultado, as concorrentes Micron Technology e SK Hynix reduziram investimento e já esperam baixa no segmento pelos menos até o segundo semestre.

A Samsung, por sua vez, se mantém otimista e ainda não mudou seus planos. Analistas apontam que a gigante da tecnologia enxerga o cenário atual como oportunidade para expandir sua liderança no mercado de semicondutores, para então aproveitar a eventual recuperação do setor nos próximos meses.

A empresa, considerada a maior fabricante mundial de chips de memória, TVs e smartphones, deve anunciar os primeiros resultados fiscais do trimestre nesta sexta-feira (7).

Imagem principal: Arcansel/Shutterstock

Com informações da Reuters