A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta para profissionais de saúde e a população sobre casos de adulteração/falsificação do medicamento Botox 100U (toxina botulínica A), lote C6835C3.
Para quem tem pressa:
Segundo a agência, foram identificadas remessas internacionais com falsa descrição de conteúdo que continham frascos em embalagens no idioma turco, com prazos de validade estendidos para 10/2024 (frasco) e 12/2024 (embalagem secundária).
A empresa detentora do registro do medicamento Botox, Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., confirmou à Anvisa que o lote original C6835C3 tem o prazo de validade de 12/2023 e foi comercializado somente na Turquia. O lote não foi importado ao Brasil pelos meios oficiais.
Diante disso, a Anvisa determinou a apreensão e a proibição de comercialização, distribuição e uso do lote C6835C3 do medicamento Botox 100U (toxina botulínica A), por meio da Resolução-RE 796, de 9 de março de 2023.
A orientação da agência é que profissionais de saúde e pacientes não façam uso do medicamento caso identifiquem os produtos falsificados e notifiquem imediatamente a Anvisa por meio dos seus canais de atendimento.
A Anvisa ressalta que a falsificação de medicamentos é um crime e pode trazer sérios riscos à saúde. Além disso, a agência reforça a importância de adquirir medicamentos apenas em estabelecimentos regulamentados e de confiança.
O que é Botox?
O Botox é um medicamento feito a partir da toxina botulínica, produzida pela bactériaClostridium botulinum. Ele é usado em tratamentos estéticos para suavizar linhas de expressão, como rugas na testa, pés de galinha e rugas entre as sobrancelhas. Ele também é utilizado em tratamentos médicos, como para controlar espasmos musculares e enxaquecas crônicas.
O funcionamento do Botox se dá pela paralisação temporária dos músculos próximos ao local da aplicação, o que faz com que as rugas e linhas de expressão fiquem menos visíveis. É importante ressaltar que o Botox deve ser aplicado por um profissional habilitado e em estabelecimentos regulamentados e confiáveis.
Fonte: Olhar Digital
Comentários