Desde 2004, o Salão de Nova York promove uma votação com jornalistas do mundo automotivo para eleger quais são os melhores carros do momento. O sedã elétrico Ioniq 6, da Hyundai, ficou com três premiações de seis possíveis este ano.

Vale ressaltar que no ano passado, foi o irmão mais velho Ioniq 5 que conquistou os mesmos três prêmios, são eles: o de carro mundial do ano (World Car of the Year), o de melhor carro elétrico (World Electric Vehicle) e, por fim, o World Car Design of the Year, que contempla o melhor projeto de design das montadoras. 

Estamos entusiasmados por receber esta prestigiosa honra por dois anos consecutivos, que reconhece os tremendos talentos e esforços incansáveis ​​de todos na Hyundai Motor Company para trazer EVs como o Ioniq 6 para o mercado

Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company

Em 2023, 100 profissionais de 32 países participaram da votação, informa o Motor1. No troféu principal, o de carro mundial do ano, o Hyundai Ioniq 6 superou o Kia Niro e o BMW X1/iX1.

Lançado em julho do ano passado na Coreia do Sul, o sedã chegou com a promessa de redefinir “os limites da mobilidade elétrica” e concorre diretamente com o Tesla Model 3. Nos EUA, ele será mais barato que o rival (US$ 42.700) e também oferece recursos de assistência e direção semi-autônoma. 

A versão topo de linha vem equipada com dois motores elétricos e possui 325 cavalos. Imagem: Reprodução/Motor1

Melhor carro elétrico do ano

A combinação de baixo consumo de energia (12,6 kWh/100 km) e autonomia de até 641 km na versão de longo alcance, rendeu ao Ioniq 6 o prêmio de melhor carro elétrico de 2023, superando outros nomes de peso como o sedã Lucid Air e o BMW i7.

Interior do Ioniq 6. Imagem: Reprodução/Motor1

Melhor design

Imagem: Reprodução/Motor1

Por fim, o visual mais clean e simples, fruto de uma nova linguagem de design adotada pela montadora sul-coreana, também foi relevante para o EV conquistar o terceiro troféu: o de melhor design.

A mistura de elementos clássicos e futuristas do Ioniq 6 superou a de outro elétrico, o finalista Lucid Air, que também apareceu em destaque na categoria.

Imagem principal: Reprodução/Motor1

Via: World Car Awards, Motor1