Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO James Webb revela imagens impressionantes dos anéis de Urano

James Webb revela imagens impressionantes dos anéis de Urano

Imagem do planeta Netuno

Imagem de Urano feitas pelo Telescópio Espacial James Webb (Credito: NASA)

Na imagem feita por James Webb também é possível observar as 6 luas mais brilhantes de Urano (Credito: NASA/ ESA)

Saturno não é o único planeta do sistema solar a possuir anéis, os outros gigantes gasosos também os tem, apesar de não tão destacados, e o Telescópio Espacial James Webb capturou a imagem mais detalhada (e impressionante) dos anéis de Urano.

Imagem de Urano feitas pelo Telescópio Espacial James Webb (Credito: NASA)

A imagem divulgada nesta quinta-feira (6) pela Agência Espacial Norte Americana (NASA) e Agência Espacial Europeia (ESA) é o primeiro registro de Urano feito pelo telescópio e, além de mostrar o planeta, também revela detalhes de sua atmosfera e de objetos que estão orbitando o sétimo planeta.

Em comunicado, a NASA apontou que essa é a melhor observação dos anéis de Urano já feitas. A sonda Voyager 2, quando passou pelo planeta em 1986, e o Observatório W. M. Keck já haviam feito capturas deles, mas nenhuma tão nítida quanto a do James Webb.

Urano nunca foi visto tão bem. De verdade

NASA em comunicado

Além dos anéis, a imagem também mostra os satélites Ariel, Puck, Miranda, Umbirel, Titânia e Oberon, as 6 mais brilhantes das 27 luas de Urano. Elas recebem esse nome em homenagem aos personagens de Shakespeare e Alexander Pope.

Foram necessários 12 minutos de exposição para que a imagem fosse feita que, de acordo com a Agência Espacial Canadense (CSA), é apenas o início do que o James Webb ainda pode revelar do planeta. “Estudos adicionais de Urano estão acontecendo agora, e mais estão sendo planejados neste primeiro ano de operações científicas de Webb”, acrescentou. 

Na imagem feita por James Webb também é possível observar as 6 luas mais brilhantes de Urano (Credito: NASA/ ESA)

Anéis de Urano

Os anéis de Saturno são mais conhecidos pois formam um ângulo de 90° em relação a rotação do planeta, além de serem mais densos que os de Júpiter, Urano e Netuno. 

Existiam suspeitas de que o sétimo planeta possuía ao menos 5 anéis, mas eles só foram realmente vistos em 1977 por três astrônomos que utilizavam o Aerotransportado Kuiper da NASA, e na verdade eram 13 . A descoberta foi possível graças a uma estrela que passava por de Urano em uma ocultação estelar. No entanto, a luz dela tremeu antes mesmo do eclipse acontecer, o que indicava a presença de um sistema anular.

Fonte: Olhar Digital

Comentários