O botão de “logout” — também chamado de “log off”, “sign out” ou mesmo “sair” — é uma opção que permite que os usuários de sites e aplicativos saiam de suas contas. No entanto, já notou que essa opção está desaparecendo da interface de muitos sites e aplicativos?

De acordo com o designer freelancer Jesse Showalter, que conversou com o The Verge sobre o tema, o acesso ao conteúdo é a prioridade atual dos usuários, mesmo que isso signifique compartilhar constantemente seus dados. As empresas também se beneficiam de manter os usuários conectados, coletando dados de navegação e aumentando a receita publicitária.

A experiência positiva do usuário aumenta o tempo gasto no aplicativo, traduzindo-se em mais receita publicitária para a empresa. Além disso, muitas vezes, os usuários não precisam fazer uma conta para ficar “logados”. Eles simplesmente precisam permitir que um site crie um cookie de sessão que coleta dados sobre a atividade do usuário. Poucos usuários limpam manualmente seus cookies.

No entanto, a falta de um botão de logout em destaque, ou pelo menos com fácil acesso, pode parecer suspeita para alguns usuários. Eles podem se sentir desconfortáveis com o fato de que suas contas estão sendo mantidas abertas, mesmo quando não estão usando o site ou aplicativo.

Os designers de interface afirmam que a relação é mais simbiótica do que qualquer ideia nefasta que se possa ter sobre o tema, segundo consulta do The Verge.

A interface dos sites e aplicativos reflete a mudança na forma como usamos nossos dispositivos. Como nossos dispositivos são tratados como extensões de nós mesmos, as pessoas mudam constantemente entre as interfaces móveis e desktop. Os usuários esperam que seus dados de sessão sejam transferidos sem problemas entre dispositivos. Isso significa que, muitas vezes, as pessoas precisam permanecer constantemente conectadas.

Embora a falta de um botão de logout em destaque possa parecer suspeita, os designers afirmam que, na maioria dos casos, não é um movimento manipulativo das empresas. Os usuários simplesmente querem uma experiência contínua e conveniente, e isso é algo que eles estão dispostos a pagar — seja em dinheiro ou em dados pessoais para publicidade direcionada.

No entanto, essa falta de controle pode ser um problema para algumas pessoas. Elas podem se sentir desconfortáveis com o fato de que suas informações pessoais estão sendo coletadas sem seu conhecimento ou consentimento.

No futuro, pode haver um maior controle do usuário sobre seus dados, permitindo estados intermediários entre estar conectado e desconectado. Mas, até lá, nossos dispositivos permanecerão conectados, prontos para nos receber de volta sempre que decidirmos voltar para a tela.

É importante lembrar que a privacidade online é um direito fundamental dos usuários. As empresas devem ser transparentes sobre a coleta e o uso de dados pessoais e dar aos usuários a opção de controlar suas informações.

O botão de logout pode ser uma ferramenta importante nesse sentido, permitindo que os usuários saiam de suas contas e mantenham suas informações pessoais seguras.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!