Desde a última sexta-feira (31), a rodovia Rio-Santos já conta com o novo sistema de pedágio Free Flow. Esse sistema é baseado na livre passagem sem cancelas, o que traz maior agilidade e praticidade para os motoristas.

Para quem tem pressa:

Os primeiros pórticos foram instalados em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414). Além disso, o sistema oferece descontos para pagamento via tag.

Todos os veículos equipados com a tag das empresas associadas à Abepam (Associação Brasileira de Empresas de Pagamentos Automáticos) — como Sem Parar, ConectCar e Veloe, entre outras — serão elegíveis ao desconto de 5% na tarifa, bem como aos descontos de usuários frequentes.

pedágio
Imagem: Divulgação/CCR

Para caminhões e carros de passeio, será aplicado o Desconto de Tarifa Básica (DBT) de 5%. Esse desconto é válido até mesmo para quem utiliza o vale pedágio, desde que o serviço contratado seja para uso via tag.

Além disso, motoristas de carros de passeio com tag também terão descontos progressivos no preço do pedágio. Haverá redução progressiva na tarifa até a 30ª passagem, que pode chegar a 73% dependendo da praça e da quantidade de passagens realizadas dentro do mesmo mês.

Vale destacar que as formas de desconto são automáticas e não demandam nenhum cadastro junto à concessionária. No entanto, elas só valem para passagens que tiverem as tags pelos pórticos de leitura. Para quem não tiver tag instalada, a alternativa é a leitura de placa do carro.

Nesse caso, o motorista precisa realizar o pagamento por outros meios, como o site, o aplicativo da CCR RioSP (Android, iOS) ou WhatsApp, através do telefone (11) 2795-2238, em um prazo de até 15 dias corridos. Porém, o valor não terá o desconto dado a quem utilizar a tag.