Uma nova ferramenta desenvolvida por pesquisadores da universidade de Nottingham, no Reino Unido, é capaz de identificar o risco de câncer de pulmão até dez anos antes do surgimento da doença. A função da tecnologia é apresentar resultados que possam ser úteis em testes de triagem de forma precoce, economizando gastos em tratamentos e aumentando as chances de recuperação dos pacientes.
O CanPredict foi apresentado através da revista Lancet Respiratory Medicine. Em parceria com membros da Universidade de Oxford, os pesquisadores ingleses testaram a ferramenta usando os registros de saúde de cerca de 19 milhões de adultos no Reino Unido.
Nós nos propusemos a desenvolver uma ferramenta que pudesse ser usada para identificar pessoas com maior risco de desenvolver câncer de pulmão com base em dados já registrados em seus registros médicos. A ferramenta teve um bom desempenho quando a testamos em um grupo separado de pessoas e pareceu ser melhor em identificar pacientes que desenvolveriam câncer de pulmão do que algumas outras abordagens. Isso poderia ajudar a informar a priorização de pessoas para o rastreamento direcionado do câncer de pulmão no Reino Unido e, assim, permitir que os diagnósticos sejam feitos em um estágio mais precoce.
Carol Coupland, coautora do estudo.
Durante o desenvolvimento do projeto, os pesquisadores usaram dois conjuntos separados de dados de registros de saúde, através do ”QResearch Database”, uma ferramenta que contém os registros de saúde anônimos de mais de 35 milhões de pacientes no Reino Unido — de todas as idades, etnias e grupos sociais.
Ele foi usado para identificar 13 milhões de pessoas, com idade entre 25 e 84 anos. Entre todos, 73,8 mil apresentaram o diagnóstico positivo para o câncer. Além disso, outros possíveis fatores para o resultado também foram analisados, como tabagismo, idade, índice de massa corporal, etnia e até condições de saúde.
Após o desenvolvimento da ferramenta, os pesquisadores utilizaram um conjunto separado de registros de saúde, o Clinical Practice Research Datalink (CPRD), para testar o funcionamento. O CanPredict conseguiu identificar mais pessoas que desenvolveram câncer de pulmão, de forma mais precisa que os métodos recomendados atuais de previsão de risco, em escala de 5, 6 e 10 anos.
Com informações de Medical Xpress e BH Tórax
Imagem destacada: BH Tórax
Fonte: Olhar Digital
Comentários