A Alibaba disponibilizou nesta sexta-feira (7) o registro para empresas que quiserem testar sua versão de chatbot de IA, serviço rival do ChatGPT, da OpenAI. Segundo a Reuters, o chamado Tongyi Qianwen AI é um LLM (modelo de linguagem) voltado apenas para usuários corporativos (ao menos por ora). 

A falta de detalhes ocorre possivelmente porque o Tongyi Qianwen AI deve ter um lançamento oficial apenas durante o Alibaba Cloud Summit 2023, evento que será realizado em Pequim no dia 11 de abril (terça-feira). 

O início dos testes do chatbot ocorre pouco depois que a gigante de tecnologia chinesa anunciou sua maior restruturação em 24 anos de história. O grupo de empresas de propriedade privada cujos negócios são baseados em e-commerce comunicou no final de março que irá se dividir em seis unidades independentes com objetivo de otimização e agilidade em tomadas de decisão. 

Imagem: shutterstock

O anúncio veio um dia após o retorno do fundador da companhia, Jack Ma, que passou mais de um ano no exterior. 

A corrida da IA 

Depois que a OpenAI anunciou o ChatGPT em novembro de 2022, uma corrida para integrar IA generativa aos produtos de consumo foi iniciada. Vale lembrar que, além da Alibaba, a chinesa Baidu também está no páreo com o Ernie Bot — também aberto apenas para testes em empresas. A companhia cancelou o lançamento ao público após observar a necessidade de ajustes. 

Há ainda a Huawei Technologies, também da China, que planeja apresentar o Pangu, seu modelo de IA conversacional. Um evento para demonstração deve ser realizado no sábado (8).