Tim Cook, CEO da Apple desde 2011, revelou em entrevista à revista GQ que admira o estilo de liderança de seu antecessor, Steve Jobs. Na conversa, o executivo revelou alguns “truques” que o fundador da empresa praticava em sua gestão, e que Cook absorveu e executa até hoje.
Conforme afirmou o atual CEO da Apple durante a entrevista à GQ, ele sabia que não poderia ser como Jobs, mas procurou ser a melhor versão de si mesmo. Cook destacou que admirava como Jobs incentivava a criatividade e a inovação em todas as áreas da empresa.
“Uma das coisas que adorei nele foi que ele não esperava inovação de apenas um grupo da empresa ou criatividade de um grupo… Ele esperava isso em todos os lugares da empresa.”
Tim Cook, CEO da Apple
Leia mais:
O executivo também disse admirar como Jobs mantinha todos na Apple com o mesmo padrão de criatividade e superação de limites, independentemente de trabalharem em engenharia, marketing ou qualquer outro departamento.
Cook teve a oportunidade de vivenciar essa cultura de inovação em primeira mão antes de se tornar CEO da Apple. Quando ocupava o cargo de diretor de operações da empresa, ele e sua equipe buscavam ser criativos não apenas em design, mas também em operações, a fim de construir os produtos que estavam projetando.
Tim Cook mantém cultura e tradições de Steve Jobs como CEO da Apple
Essa cultura de inovação ajudou Cook a conquistar a confiança dos críticos que acreditavam que ele não era “suficientemente bom em produtos” para ocupar o cargo de Jobs. Sob sua liderança, a Apple tornou-se uma empresa multitrilionária. Cook supervisionou o lançamento de produtos como Airpods, Apple Watch e o processador M1, o primeiro chip próprio da empresa.
Além disso, a Apple expandiu suas ofertas de serviços, incluindo o Apple TV+, sua plataforma de streaming de mídia por assinatura. Cook afirmou que não poderia ter liderado essas iniciativas sem antes aprender com Jobs. “Ele foi o melhor professor que já tive, de longe. Esses ensinamentos vivem não apenas em mim, mas em muitas outras pessoas que estão na Apple”, disse Cook.
Cook ainda mantém algumas das tradições de Jobs, como reuniões às 9h às segundas-feiras. No entanto, ele afirmou que isso não é por nostalgia, mas porque a empresa está sempre focada no futuro, buscando ter grandes ideias sem se sentir limitada pelo passado.
Cook deixou claro que, embora admire Jobs, ele está procurando criar seu próprio legado. “Não há um padrão para ser CEO da Apple, exceto o padrão que você estabelece para si mesmo”, concluiu Cook.
Fonte: Olhar Digital
Comentários