O Ministério do Comércio da China disse nesta sexta-feira (7) que a proibição do TikTok na Austrália é “discriminatória” e prejudica os interesses das empresas e do público. Em comunicado, ela solicitou que o país australiano trate todas as empresas de maneira justa, não apontando apenas para o app da ByteDance

O que aconteceu? 

A Austrália tratou o TikTok de maneira diferente de outras plataformas de mídia social e adotou medidas restritivas discriminatórias, que não são favoráveis à manutenção da segurança nacional da Austrália. 

Trecho do comunicado.

A China também instou a Austrália a criar um ambiente favorável para a cooperação econômica e comercial bilateral. 

tiktok
Imagem: salarko/Shutterstock

Por que estão banindo o TikTok de celulares ligados ao governo? 

O TikTok enfrenta escrutínio nos EUA e na UE (União Europeia) por autoridades acreditarem que o processo de coleta de dados da plataforma pode trazer riscos à segurança nacional, entregando informações privilegiadas ao governo chinês. 

Nos EUA, senadores até lançaram um projeto de lei que bane definitivamente o app do país. Embora o CEO da rede social, Shou Zi Chew, já tenha discutido em audiência com o Comitê de Energia e Comércio da Câmara para sanar os receios do governo americano, o PL segue em desenvolvimento, já que os argumentos do diretor não convenceram os legisladores. 

Vale pontuar que esse não é o único conflito que o TikTok enfrenta na Justiça:

Com informações da Reuters