O Walmart tem planos para construir uma rede de carregamento de veículos elétricos nos Estados Unidos em milhares de suas lojas, incluindo locais como a rede Sam’s Club. A empresa diz que planeja entregar o projeto até 2030, que ajudará proprietários de VE e tornará a categoria de veículos “mais acessível, confiável, conveniente e barata”.
“Atualmente, o Walmart possui quase 1.300 carregadores de terceiros em 280 lojas em parceria com fornecedores terceirizados”, escreveu Aman Singh, diretor de comunicações globais e sustentabilidade do Walmart, em um e-mail enviado ao The Verge. Essa expansão recém-anunciada trará para a empresa sua própria rede de carregamento rápido de VE nos EUA.
Leia mais:
Walmart vai oferecer carregamento de baixo custo para veículos elétricos
O Walmart acredita que está “em uma posição única” para construir uma solução de carregamento conveniente para proprietários de veículos elétricos. A empresa diz que suas lojas e armazéns de atacado estão localizados “a cerca de 16 km de aproximadamente 90% dos americanos”. O Walmart tem como objetivo oferecer aos compradores “carregamento de baixo custo todos os dias” em suas muitas lojas, Supercenters, Neighborhood Markets e Sam’s Clubs. A companhia diz que seus locais de carregamento serão “limpos, brilhantes e seguros” para proprietários de VEs.
Além de expandir o carregamento de veículos elétricos, o Walmart planeja compensar suas próprias emissões de carbono derivadas de logística até se tornar totalmente “livre de emissões até 2040”. A empresa também já incorporou veículos elétricos em suas entregas de compras do Walmart Plus. O Walmart vem trabalhando com empresas como a BrightDrop da GM e a Canoo para construir frotas de entrega.
A notícia da rede de carregamento de VEs do Walmart ocorre à medida que mais e mais empresas estão anunciando soluções de carregamento de carros elétricos nos EUA, incluindo nomes como 7-Eleven, BP e DC-America. Outras companhias, como Ikea e Starbucks, também estão buscando se tornar hubs de carregamento, mas estão contando com empresas especializadas, incluindo Electrify America e ChargePoint (respectivamente), para cuidar da logística para eles.
A atual infraestrutura de carregamento de veículos elétricos nos EUA inclui problemas de confiabilidade e forte fragmentação, onde proprietários de VEs muitas vezes precisam se registrar em várias empresas de rede de carregamento. Para combater esses desafios, o Ato de Redução de Inflação da administração Biden está fornecendo incentivos para grupos que constroem estações de carregamento de uso público para torná-las mais acessíveis, abundantes e confiáveis.
Com todas essas informações, será que veremos um projeto desses chegar ao Brasil? Vale lembrar que, por aqui, a estrutura de carregamento de carros elétricos ainda é muito subdesenvolvida ou até mesmo inexistente fora de centros urbanos.
Fonte: The Verge
Fonte: Olhar Digital
Comentários