PMA de Aquidauana fiscaliza 31 embarcações, 128 pescadores, apreende anzóis de galho, soltando um peixe de grande porte de um deles e monitora cardume de lambari

Campo Grande (MS) – Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana, que trabalha na operação Semana Santa, realiza fiscalização no rio Aquidauana, desde quinta-feira (6) de madrugada e já havia fiscalizado até o final da manhã de hoje (8), 31 embarcações e 108 pescadores, desenvolvendo pesca amadora, bem como pessoas que praticavam a pesca no barranco do rio e todos pescavam legalmente.

A preocupação principal desta equipe tem sido com um cardume de lambari que sobe o rio e, consequentemente, cardumes de peixes grandes como pintados, cacharas, dourados seguem o cardume para se alimentar e podem ser depredados por pescadores, armando e usando petrechos ilegais como redes de pesca, tarrafas, espinheis e anzóis de galho.

Cardume de lambari no rio Aquidauana.

Durante os trabalhos, a equipe localizou e retirou 47 anzóis e galho que estavam armados no rio. Durante a retirada dos petrechos, um exemplar de peixe da espécie cachara de grande porte, que estava preso a um anzol de galho foi solto no rio. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados. Esses trabalhos preventivos são fundamentais e a equipe continua no rio, tanto para evitar que pessoas pratiquem a pesca predatória, bem como realizar a retirada de petrechos ilegais que são armados nos cursos d’água, petrechos estes, que têm alto poder de degradação de cardumes.

Peixe solto do anzol de galho.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – TELEFONE PMA – 67 – 99984-5013 (Campo Grande) – PMMS – (TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ)

Comentários