A tão esperada mudança da política de API do Twitter está afetando desenvolvedores em todo o mundo. A empresa havia anunciado que encerraria o acesso gratuito à sua API em fevereiro, mas adiou o movimento sem fornecer uma nova data. Agora, a empresa parece estar cortando o acesso de desenvolvedores que utilizavam em suas ferramentas de desenvolvedor gratuitas.
O encerramento do acesso gratuito à API do Twitter acompanha à decisão da empresa de banir clientes de terceiros do Twitter como parte de uma grande mudança em sua estratégia de desenvolvedor.
No entanto, muitos outros desenvolvedores, pesquisadores e fabricantes de bots que dependiam das APIs do Twitter também foram afetados. Aplicativos e sites que usavam a API do Twitter para compartilhar conteúdo com a plataforma agora estão vendo a funcionalidade quebrar.
Muitos desenvolvedores de bots do Twitter também são impactados pela mudança. O Twitter alega que seu novo “nível básico” destina-se a fornecer um caminho para permitir que os bots continuem a operar, mas muitos desenvolvedores afirmam que o limite de 1.500 tweets mensais é muito restrito.
O problema é agravado pelo fato de que a companhia parece ter comunicado muito pouco com seus desenvolvedores sobre essas mudanças ou o que elas significam. A maioria dos funcionários que trabalhavam nas relações com desenvolvedores foram demitidos durante as grandes demissões em massa da empresa.
Os fóruns de desenvolvedores da empresa estão cheios de postagens de desenvolvedores confusos em busca de respostas. Enquanto isso, a empresa não revelou exatamente quanto custará o novo nível “Enterprise”, mas muitos estão esperando que seja proibitivamente caro.
Rumores sugerem que pode custar mais de US$ 40.000 por mês. Alguns desenvolvedores já estão desistindo, e o desenvolvedor de Social Bearing, um serviço de análise usado por pesquisadores, disse que não há como o serviço continuar a operar.
É importante notar que muitos desenvolvedores continuam a enfrentar problemas com a API da rede social e que a empresa parece estar tendo dificuldades para lidar com a situação. No entanto, com a introdução dos novos níveis de API pagos, é possível que o Twitter esteja tentando se reinventar como uma plataforma para empresas e desenvolvedores de alto nível.
Fonte: Olhar Digital
Comentários