A combinação de desaceleração da economia global e baixa demanda no mercado de eletrônicos resultou na queda de 29% nas vendas de PCs no primeiro trimestre de 2023. Segundo os dados da empresa de pesquisa de mercado IDC, a mais afetada da vez foi a Apple.

Em relatório divulgado no domingo (9), a empresa apontou que 56,9 milhões de PCs foram vendidos no primeiro trimestre deste ano — bem abaixo dos 80,2 milhões registrados no mesmo período em 2022, destaca o levantamento.

“O volume de remessas no primeiro trimestre de 2023 foi visivelmente menor do que no primeiro trimestre de 2019 e 60,6 milhões no primeiro trimestre 2018”, acrescenta o documento. 

Os resultados também mostram uma tendência de retorno para padrões vistos antes da pandemia, apontam os especialistas.

O que vem por aí?

Segundo Linn Huang, vice-presidente de pesquisa de dispositivos da IDC, os consumidores naturalmente procuram se atualizar, trocando dispositivos antigos em escolas e empresas por modelos mais atuais. No entanto, se a recessão nos principais mercados “se arrastar até o próximo ano”, a recuperação do segmento “pode ser um trabalho árduo”, conclui o executivo.

Imagem principal: Tada Images/Shutterstock

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!