Elon Musk não está para brincadeira com a Tesla. Em meio ao aumento da concorrência de outras montadoras, a empresa baixou novamente os preços dos seus veículos nos Estados Unidos, na tentativa de estimular a demanda.

Contexto

Cortes nos preços

O anúncio dos novos cortes não são exatamente uma novidade. Em março, a Tesla diminuiu os preços do sedã de luxo Model S e do SUV Model, e, em janeiro, já havia baixado os valores de toda a linha.

Segundo o presidente-executivo Elon Musk, os novos ajustes vêm para alimentar o interesse do comprador. No início do ano, ele descobriu que “mesmo pequenas mudanças no preço têm um grande efeito na demanda, muito grande”.

Musk já havia negado que a diminuição era por causa de baixos números de vendas.

Analistas ainda dizem que o declínio nos preços das commodities pode dar à Tesla ainda mais margem de cortes, já que a empresa tem o lítio como um dos principais componentes dos veículos elétricos — os valores do material caíram cerca de 20% desde que atingiram um recorde de baixas em janeiro.

Vantagens da Tesla

Ao cortar os preços e provocar o interesse do comprador, a Tesla tem uma vantagem altamente competitiva: a empresa é uma das poucas a negociar diretamente com o usuário final. Ou seja, as vendas não passam por uma concessionária, que pode reavaliar os preços de acordo com comissões ou outros serviços. Tudo é feito diretamente pelo site da companhia.

Os preços podem variar de acordo com o mercado local, legislações, impostos e incentivos fiscais. A Tesla ainda tem uma margem operacional alta — de 16,8% em 2022 — para oscilar com os valores.

Em um cenário em que os veículos elétricos representaram 8,5% das vendas totais da indústria automobilística nos Estados Unidos, segundo dados da JD Power, a concorrência terá de lutar.

Estamos muito cientes de que a concorrência ficará mais difícil. Portanto, tentamos permanecer o mais fixos possível no lado dos custos indiretos.

Arno Antlitz, diretor financeiro da Volkswagen AG

Confira os novos preços

Com informações de The Wall Street Journal

Imagem: Kevin McGovern / Shutterstock.com