Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Era de Ouro Alviverde: Abel ao lado de Luxa e primeiro bi estadual em 30 anos

10/04/2023 às 07:31
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O futebol, assim como a vida, é feito de ciclos. As conquistas marcam um tempo e o Palmeiras de Abel Ferreira tem feito justamente isso. O bicampeonato do Paulistão representa mais um passo na solidificação do português como o grande técnico da história do clube.

Agora, Abel Ferreira soma oito títulos pelo alviverde, sendo duas Copas Libertadores, dois estaduais, um Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil, e uma Recopa Sul-Americana. Com o título deste domingo, o primeiro bi do Palmeiras no estadual desde 1994, o treinador se igualou a Vanderlei Luxemburgo como o segundo técnico com mais conquistas no clube. Luxa somou cinco estaduais, dois campeonatos brasileiros e um Rio-São Paulo pelo Palmeiras.

Abel já havia superado Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que totaliza seis troféus pelo Verdão e rivaliza com o português no posto de maior treinador da história do Palmeiras. Abel Ferreira, no entanto, ainda persegue o recordista de títulos na história do clube de Palestra Itália.

Osvaldo Brandão é o técnico com mais partidas no comando do Palmeiras, com 562, e totalizou 10 títulos à frente do Verdão. Ele foi tetracampeão paulista, campeão da Taça Brasil de 1960, bicampeão brasileiro em 1972 e 1973. Ele também faturou em 1946 a Taça Cidade de São Paulo e o Torneio Início, ambos amistosos, e da Taça Governador do Estado de São Paulo, em 1972.

A história do Palmeiras é marcada pelos tempos da Academia, e por suas parcerias que renderam muitos troféus para a agremiação. Uma fila de 16 anos chegou ao fim na Era Parmalat, quando o clube recebeu grandes investimentos e montou alguns dos grandes esquadrões da década de 1990.

Entre 1991 e 2000, o Palmeiras faturou 11 títulos e voltou a figurar entre os princiais expoentes do futebol brasileiro. A conquista da Copa Libertadores, em 1999, foi o ápice daquele tempo, que ainda teve o Palmeiras dos 100 gols no Paulistão e craques como Cafu, Roberto Carlos, Djalminha, Rivaldo, Evair, Edmundo, entre outros.

Naquela época, o Palmeiras faturou o Campeonato Brasileiro em 1993 e 1994, três disputadas do estadual, o Rio-São Paulo em 1993 e 2000, a Copa do Brasil de 1998, a Copa dos Campeões de 2000, bem como a Copa Mercosul 1998) e a já citada Libertadores de 1999.

A era atual, de parceria com a Crefisa, superou neste fim de semana o passado vitorioso na década de 90. São três títulos do Brasileirão, três títulos no Paulistão, o bicampeonato da Libertadores e da Copa do Brasil, a Recopa Sul-Americana, e a Supercopa do Brasil.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias