No último domingo (10), o Twitter começou a usar o novo selo de verificação de “mídia financiada pelo governo” para a BBC (British Broadcasting Corporation).
Conforme informado em nota à CNN, a BBC disse que está “conversando com o Twitter para resolver esse problema o mais rápido possível.”
A BBC é, e sempre foi, independente. Somos financiados pelo público britânico através da taxa de licença.
Em um e-mail, o CEO do Twitter, Elon Musk, que anteriormente disse que a BBC era um dos veículos “menos tendenciosos”, explicou sua declaração sobre a emissora:
Estamos visando a máxima transparência e precisão. Vincular a propriedade e a fonte de recursos provavelmente faz sentido. Acho que as organizações de mídia devem ser autoconscientes e não alegar falsamente a completa ausência de viés.
Todas as organizações têm vieses, algumas obviamente muito mais do que outras. Devo observar que sigo a BBC News no Twitter, porque acho que está entre as menos tendenciosas.
Elon Musk.
Twitter volta atrás com a classificação da NPR
Na última quinta-feira (5), o Twitter classificou a NPR como “mídia afiliada ao estado dos Estados Unidos”. A emissora, que não concordou com a rotulação, anunciou que deixaria de usar a rede social — onde conta com mais de 8,8 milhões de seguidores. A NPR recomendou que os internautas procurassem suas notícias em outros lugares:
“A NPR é uma organização de notícias independente comprometida em informar o público sobre o mundo ao nosso redor. Você pode nos encontrar em qualquer outro lugar onde se lê notícias.”, diz a biografia da emissora norte-americana no Twitter.
Outras contas da NPR com foco em editorias específicas, como música e política, não foram rotuladas como “mídia afiliada ao estado” e continuaram a publicar normalmente.
Após rever sua rotulação da NPR, o Twitter alterou a classificação para “mídia financiada pelo governo”.
O repórter da NPR Bobby Allyn conversou por e-mail com Musk e disse que o CEO da rede social “não parecia entender a diferença entre mídia pública e a mídia controlada pelo estado”. A fala veio em entrevista ao programa All Things Considered.
Para Allyn, Musk poderia ter obtido informações sobre o financiamento da NPR com uma rápida pesquisa na internet. Como disse o repórter, a página da emissora de rádio explica que “em média, menos de 1% do orçamento operacional anual da NPR vem na forma de doações da CPB (Corporação de Radiodifusão Pública, na sigla em inglês), agência e departamentos federais”.
Com informações de Ars Technica, CNN e BBC.
Imagem destaque: chrisdorney / Shutterstock.com.
Fonte: Olhar Digital
Comentários