O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) se reunirá com representantes de WhatsApp, Google, Twitter e Kwai para discutir a prevenção e enfrentamento de violência nas escolas. O objetivo é que as plataformas digitais trabalhem lado a lado com órgãos do Sistema Único de Segurança Pública.

Para quem tem pressa:

A reunião faz parte das ações Grupo de Trabalho Interministerial para políticas de prevenção e enfrentamento de violência nas escolas liderado pelo Ministério da Educação, que foi instituído por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada.

A iniciativa é uma resposta aos recentes atos de violência que ocorreram em São Paulo (SP) e em Blumenau (SC), incluindo ações imediatas e concretas nos estabelecimentos de ensino e entorno. Recentemente, o MJSP solicitou a exclusão de mais de 400 contas no Twitter por veicularem hashtags de apoio aos ataques.

Canal de denúncias e investimento em rondas

escolas
Imagem: MJSP/Divulgação

O Ministério da Justiça anunciou a criação de um canal exclusivo para receber denúncias sobre suspeitas de ataques a instituições de ensino, em parceria com a SaferNet Brasil. O serviço será analisado pelas equipes do Ciberlab/ Diopi, que agora conta com 50 policiais para investigações sobre crimes virtuais no país.

O formulário para denúncias já está disponível neste link. Todos os conteúdos enviados serão mantidos sob sigilo.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também anunciou um investimento de R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares para garantir a segurança nas escolas. A medida será feita por meio de um edital que será publicado em breve, e os recursos sairão do Fundo Nacional de Segurança Pública e serão destinados aos estados e municípios.

Essas ações visam garantir um ambiente seguro para os alunos, professores e demais funcionários das instituições de ensino.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!