O Lemon8, nova rede social da ByteDance (empresa dona do TikTok), é o aplicativo mais baixado da categoria “estilo de vida” na App Store, loja de aplicativos da Apple, dos EUA. Lançado lá e no Reino Unido em fevereiro, a rede social mistura seu “irmão” TikTok com Pinterest.
Porém, a popularidade repentina da nova rede social fez com que alguns questionassem se o hype é genuíno ou fruto do esforço de marketing da ByteDance para ofuscar o recente confronto do TikTok com o Congresso dos EUA.
Contexto do Lemon8
A nova rede social da ByteDance é a tentativa da empresa de competir com o Xiaohongshu da China (também conhecido como Red em outros países como EUA, Canadá e Austrália), aplicativo de recomendação de estilo de vida e compras, segundo a Reuters.
Outro ponto importante: a empresa de dados Data.Ai confirmou ao TechCrunch que o aplicativo não tinha se classificado em nenhuma categoria da App Store antes da semana passada. Isso mostra um “empurrão de aquisição” recente (e significativo) no aplicativo pela empresa controladora.
Além disso, um relatório do The New York Times confirmou que influenciadores estão sendo pagos pelo Lemon8 para postarem no aplicativo. Para isso, eles devem seguir diretrizes, por exemplo: fazer dez postagens num mês com legendas de pelo menos 150 palavras e um carrossel de três a dez fotos.
De acordo com a empresa de dados Apptopia, o Lemon8 obteve cerca de 16 milhões de downloads desde o seu lançamento, tendo o Japão como seu maior mercado. Nos EUA, o aplicativo tem pouco mais de quatro milhões de usuários ativos. Já no TikTok, a hashtag #lemon8 passa dos dois bilhões de visualizações.
TikTok vs Congresso dos EUA
O CEO do TikTok, Show Zi Chew, depôs a legisladores estadunidenses, no começo de março, sobre a relação do aplicativo com a China. A acusação era de que a política de segurança e privacidade da rede social possibilitasse espionagem e a coleta de dados não autorizada poderia ter relação com o governo chinês.
Apesar do depoimento tenso ter passado, a pressão contra o TikTok só aumenta nos EUA. Para você ter uma ideia, uma pesquisa mostrou que metade dos estadunidenses apoiam a sua proibição. Com isso, a empresa parece buscar alternativas para manter seu público por lá. Prova disso é o tanto de investimento para o Lemon8 vingar no país.
Com informações da Forbes
Imagem de destaque: Divulgação / Lemon8
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Fonte: Olhar Digital
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