A britânica Mini anunciou uma novidade inusitada esta semana: um novo “assistente pessoal inteligente” chamado Spike, um “cachorrinho” virtual baseado em um Buldogue inglês. O personagem virtual será integrado primeiro ao carro conceito Aceman, que marca presença este mês no Salão do Automóvel de Xangai, na China.

O plano da empresa, no entanto, é levar o assistente para os carros de produção no futuro. Segundo as informações do Carscoops, entre os candidatos que vão receber a companhia do “pet” virtual na cabine estão:o Mini Countryman 2023, o Mini Cooper 2024 e o SUV Aceman Crossover, o último com lançamento marcado só para 2025.

Por enquanto, ainda não ficou claro do que o Spike será capaz. O que foi dito até aqui é que o assistente fornecerá suporte e dados ao motorista por meio de uma tela OLED circular central instalada no centro do painel. Mais detalhes certamente serão revelados nas próximas semanas.

Segundo o chefe de design da Mini, Oliver Heilmer, o Spike será uma espécie de companheiro para os motoristas na estrada. Imagem: Divulgação/BMW

O Carscoops observa ainda que o assistente é bem-parecido com outro recurso oferecido pela BMW, a dona da Mini. Nos carros da marca alemã, um assistente de voz orienta os motoristas e ajuda a ajustar certos recursos do carro. Agora, o sistema pode vir repaginado na forma de um cachorro virtual animado.

Enquanto a Mini não revela mais sobre o Spike, veja o vídeo de apresentação do simpático “cachorrinho” abaixo.

Imagem principal: Reprodução/YouTube

Via: Carscoops, The Verge