Se as empresas têm usado Inteligência Artificial (IA) em tudo, desde assistência médica até narração de livros, por que não na comida? Agora, essa possibilidade já é realidade. A Swipeby, uma startup que fornece ferramentas para pedidos online, lançou um aplicativo de conversão de texto em foto por IA para seus clientes.

O Snapshot, como a ferramenta é chamada, permite criar imagens de itens de menu com base na descrição de alimentos. A foto do seu pedido pode, na verdade, ser gerada artificialmente.

Leia mais:

Imagens da comida

A iniciativa da IA para ilustrar a comida surgiu quando o fundador da Swipeby, Carl Turner, percebeu que 80% dos clientes não tinham imagens atreladas aos itens à venda.

Segundo uma pesquisa da Snappr, uma plataforma de fotografia e conteúdo visual, fotos em alta qualidade dos alimentos podem aumentar os pedidos em aplicativos de entrega de restaurantes em 35%.

Todos nós aqui podemos nos identificar com o problema de que, se você está no McDonald’s e vê as fotos, ou se está em um restaurante chinês e tem um cardápio grande com fotos, às vezes pede mais. Na verdade, você pode ver o que deseja e é um processo de decisão mais fácil.

Carl Turner, fundador da Swipeby

A Swipeby, então, resolveu implementá-la. Isso porque a startup atende, principalmente, pequenos e médios restaurantes ou locais que entregam comida, como lojas de conveniência, que não podem arcar com os altos custos de um curso de fotografia de comida ou dos equipamentos.

Imagens de comidas geradas artificialmente pela Swipeby (Foto: Swypeby)

Funcionamento

A Swipeby, que tem sede em Wiston-Salem, na Carolina do Norte, criou a Snapshot. A ferramenta usa a tecnologia de conversão de texto em foto da Open AI e Stability AI, e cria itens de menu a partir da descrição precisa do alimento.

Com uma lista de ingredientes e outras informações mais detalhadas, a ferramenta gera imagens personalizadas de refeições, e pode até alterar a cor do prato em que são servidas.

Depoimento de cliente

A Michael’s on Main Cafés é uma das redes que trabalha com a Swipeby para fornecer pedidos online e que, apesar de ter tentado, não pode arcar com os gastos com a fotografia das comidas.

A rede muda com frequência seu menu e, tanto o recurso humano quanto o de equipamentos disponíveis, eram um impedimento para a atualização do cardápio digital.

O diretor de operações da Noteable Events Productions, operadora do Michael’s on Main Cafés, Michael Delisi, diz que o novo recurso trouxe essa possibilidade.

Existe um velho provérbio que diz ‘As pessoas comem com os olhos’. Então, a ferramenta nos permitiu oferecer uma representação gráfica em vez de apenas palavras em uma tela. As imagens ficaram atraentes para os clientes e esperamos que continuem a dar água na boca.

Michael Delisi

Inteligência artificial

Com informações de Fast Company