Em 26 de novembro de 2022, a Índia lançou a espaçonave EOS-06 (sigla para Satélite de Observação da Terra-06) a bordo do foguete Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV), com o intuito de monitorar e estudar o Oceano Índico.

Esse satélite foi a principal carga útil da missão, que também carregava outros oito menores, sendo implantado a cerca de 743 km acima da Terra.

Recentemente, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) divulgou novas e extraordinárias imagens feitas pelo equipamento, que mostram o planeta em detalhes impressionantes a partir do espaço.

EOS-06 é a terceira espaçonave da série Oceansat e é equipada com três instrumentos científicos projetados para monitorar as temperaturas da superfície do mar e outras características oceânicas por pelo menos cinco anos.

Depois de processar 300 GB de dados transmitidos de volta à Terra a partir do satélite, os pesquisadores criaram uma imagem de mosaico colorido falso que combina 2.939 fotos tiradas entre 1º de fevereiro e 15 de fevereiro deste ano pelo instrumento Ocean Color Monitor (OCM-3).

“O OCM detecta a Terra em 13 comprimentos de onda distintos para fornecer informações sobre a cobertura vegetal global na biota terrestre e oceânica para oceanos globais”, explicou a ISRO em um post no Twitter.

Na publicação, imagens compostas mostram a cobertura vegetal variada sobre a África, Ásia, América do Norte, América do Sul e Austrália, com uma resolução espacial de um quilômetro.

Segundo a agência, a aplicação de cor falsa às imagens se deve ao fato de que a visão da Terra é capturada em comprimentos de onda que não seriam observados naturalmente pelo olho humano.