Conforme noticiado pelo Olhar Digital, Júpiter “desapareceu do céu” na terça-feira (11), ao entrar em conjunção solar. A partir desse momento, o gigante gasoso ficará de fora da paisagem celeste noturna por algumas semanas, sendo impossível observá-lo a partir da Terra, já que ele estará abaixo da linha do horizonte.
Isso não significa que o maior planeta do Sistema Solar vai “explodir” nem nada disso. Ele apenas estará inacessível aos nossos olhos, situação que deve normalizar a partir de 25 de abril.
Enquanto isso, há uma outra forma de contemplar a grandiosidade e beleza do nosso imenso vizinho e algumas de suas luas: observando as imagens captadas pela sonda Juno, da NASA, que investiga o planeta desde 2016 e acaba de completar a impressionante marca de 50 voltas ao redor dele.
Esse momento histórico aconteceu na última sexta-feira (7), conforme publicado pela conta da agência no Twitter dedicada ao Sistema Solar.
An epic dance: At this very moment, the #JunoMission spacecraft is approaching Jupiter for its 50th close pass of the giant planet. Ride along using our 3D solar system simulator: https://t.co/6Mn8suSVz6pic.twitter.com/aPkFggTtOx
— NASA Solar System (@NASASolarSystem) April 8, 2023
“Uma dança épica: neste exato momento, a missão Juno está se aproximando de Júpiter para sua 50ª passagem próxima do planeta gigante”, diz o post, que traz também um simulador que mostra a localização da espaçonave em tempo real.
A NASA também usou o Twitter, por meio do perfil principal, para prestar uma homenagem às 50 órbitas completas da missão.
The #JunoMission completed its 50th close pass of Jupiter this past weekend. Relive highlights from its journey around the solar system’s largest planet, download high-res images and learn more: https://t.co/ypeQGUgQDYpic.twitter.com/zx5UMbWCtB
— NASA (@NASA) April 10, 2023
“Reviva os destaques de sua jornada ao redor do maior planeta do sistema solar, baixe imagens de alta resolução e saiba mais”, publicou a agência, encaminhando para uma seção do site da missão que traz um gráfico com 50 imagens selecionadas feitas pela espaçonave, além de links para baixá-las em alta resolução.
Fonte: Olhar Digital
Comentários