O novo Prius, quinta geração do veículo da Toyota, pode chegar ao Brasil. Isso porque a marca japonesa já o registrou por aqui. O que alimenta especulação é uma edição recente da revista do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que trouxe desenhos industriais e patentes do carro elétrico.

Expectativa é que a versão híbrida plug-in do novo Prius chegue por aqui, em 2024. Porém, ainda não há data oficial para o retorno do carro da Toyota, que saiu de linha no Brasil em 2021, ao mercado brasileiro.

Atualmente, esse Prius é um dos automóveis mais eficientes do mercado, segundo a União Europeia. É que o carro híbrido da marca japonesa faz 200 km por litro de gasolina, na versão plug-in.

Mecânica por trás do novo Prius

Painel da quinta geração do Toyota Prius
Com 223 cavalos de potência, novo Toyota Prius vai de zero a 100 km/h em 6,7 segundos (Imagem: Divulgação/Toyota)

A versão híbrida plug-in da quinta geração do Prius tem motor 2.0 a gasolina (de 152 cavalos) e um propulsor elétrico na parte de trás (de 163 cavalos). Juntos, eles geram 223 cavalos de potência. Assim, o Prius vai de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com tração integral.

Ao se manter nessa velocidade por uma hora, o Prius recarregável em tomadas gasta, em média, meio litro de gasolina, segundo números oficiais. Daí a “taxa” 200 km/l de consumo. Já em relação às emissões de CO2 (dióxido de carbono), essas ficam em 11 gramas por quilômetro rodado, enquanto o consumo no modo elétrico flutua entre 11,4 e 12,6 kWh a cada 100 km.

Sua bateria continua sob o banco traseiro. Mas agora conta com células de íons de lítio (geração anterior tinha bateria de níquel-hidreto metálico). Consequência: sua capacidade passou de 8,8 kWh para 13,6 kWh. Ou seja, alcance do modo 100% elétrico ficou 50% maior, com a autonomia passando de 63 km para 95 km. Já o alcance combinado chega a 1.250 km.

No ranking de eficiência dos carros com sistema híbrido plug-in comercializados na Europa, o novo Toyota Prius ficou na frente do Mercedes-Benz GLC 300 4Matic Plug-in Hybrid. Esse SUV consome 0,4 l a cada 100 km (ou seja, faz por volta de 250 km/l).

Com informações do Jornal do Carro

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!