Equalizador de som mexe nas frequências do áudio. Por isso, é uma ferramenta do dia a dia de quem trabalha com produção, seja musical ou audiovisual. Você o encontra em periféricos, mesas de som e plugins virtuais (por exemplo, em aplicativos de streaming de música e podcast).

Na prática, equalizador mexe no volume de partes específicas do som. Para quem fuça nas predefinições de apps de streaming, por exemplo, parece uma espécie de filtro. Isso porque ele aumenta nitidez da voz, ressalta graves, atenua agudos e por aí vai.

A seguir, o Olhar Digital te explica o funcionamento do equalizador de som, quais tipos existem e, a título de exemplo, como são os equalizadores do Spotify e Apple Music.

Frequências no som

Ilustração de ondas sonoras
Frequências são como partes do som, medidas em Hz (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

O som é composto por várias frequências, medidas em Hz. É como se fossem partes do som. Por exemplo, o campo auditivo do ser humano compreende de 20 Hz até 20 KHz (20 mil Hz). Então, os barulhos que conseguimos distinguir no dia a dia, desde de conversas até ruídos de mecanismos, entraram nesse espectro.

No processo de produção (seja sonora ou audiovisual), equalizador mexe nessas frequências. Por exemplo, ele ajuda a reduzir “vazamento” de sons aleatórios e indesejados na gravação de sons. Isto é, ruídos que escaparam ao ouvido humano na hora. É como se esse processo, chamado equalização subtrativa (ou corretiva), tirasse da frente o que está entre seu ouvido e o que você deve ouvir.

Já na equalização aditiva, rola o oposto. Isso porque ao invés de retirar, ela ressalta. Por exemplo, você gravou uma sessão de violão, mas o som parece opaco. Por meio desse tipo de equalização, dá para aplicar ganho numa região do som para aumentar a definição dela. Para sommeliers de som, isso dá “brilho” a ele.

Tipos de equalizadores e seus filtros

Botões de equalizador numa mesa de som
Existem quatro categorias de equalizador e cinco de filtros (Imagem: Anthony Roberts/Unsplash)

No geral, dá para separar equalizadores em quatro categorias. São elas:

Já em relação aos filtros de equalizadores, dá para separá-los em cinco tipos. Confira abaixo:

Equalizador de som nos streamings

Equalizador do Spotify aberto num iPhone com fones de ouvido conectado
Equalizador melhora o som no Spotify porque funciona como uma espécie de filtro (Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Você não precisa ser produtor para, ao menos, brincar com equalizadores de som. Isso porque aplicativos de streaming de música e podcast já vem com plugins de equalizador instalado.

Por exemplo, no Spotify, você acessa ferramenta pelo caminho: Configurações (na tela inicial do app) > Reprodução > Equalizador. Além de escolher modos predefinidos (Rock, Eletrônica, Vocais Reforçados etc), você pode tocar nos pontos de cada frequência (bolinhas brancas na linha verde) e deslizar para cima e para baixo.

Já o equalizador do Apple Music você acha pelo seguinte caminho: Configurações (do aparelho mesmo) > Música > Equalizador. Diferente do Spotify, neste só dá para escolher modos predefinidos.

Com informações de AvMakers e WarpSound

Imagem de destaque: BeautifulBlueSky / Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!