A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira, 14 de abril, que a lista de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos que estão autorizadas a voltar ao mercado vem recebendo atualizações frequentes.
Por que as marcas foram proibidas?
Como consultar a lista de pomadas autorizadas pela Anvisa?
A Anvisa orienta aos consumidores que consultem no portal da agência a relação completa dos produtos autorizados neste link.
A listagem está sendo revisitada frequentemente, podendo ser modificada a qualquer momento, tanto para a inclusão de novos produtos quanto para a exclusão de pomadas que deixem de atender aos requisitos para exposição ao uso pela população.
O que observar na hora da compra?
Além de consultar a lista de pomadas autorizadas, a Anvisa sugere que os consumidores observem tanto a marca como o número de CNPJ da empresa titular do produto, pois alguns cosméticos podem ter nomes parecidos ou quase idênticos.
É importante conferir também o número do processo de regularização da pomada em questão, que geralmente começa com 25351 e sempre deve estar na rotulagem do produto.
Como tirar dúvidas?
Em caso de dúvidas, a Anvisa disponibiliza seus canais de comunicação:
Investigações sanitárias em andamento
A Anvisa informou que as investigações sanitárias continuam em andamento e que está realizando análises laboratoriais dos produtos, avaliando processos de fabricação, inspecionando os fabricantes e adotando outras medidas regulatórias específicas para garantir a segurança dos consumidores.
A listagem é dinâmica, podendo mudar ao longo das investigações. Por isso, é importante sempre consultar a relação dos produtos autorizados antes do uso ou da compra das pomadas.
Fonte: Olhar Digital
Comentários