O aplicativo mensageiro WhatsApp anunciou recentemente um serviço de pagamentos dentro da plataforma, mas voltado para as pequenas empresas no Brasil. A funcionalidade foi pensada para facilitar as relações comerciais entre vendedor e cliente, e ainda permite a comodidade de realizar o pagamento de um produto no próprio chat de conversa. A seguir, confira como comprar pelo WhatsApp usando transações comerciais.
Saiba como efetuar uma compra pelo chat do WhatsApp
Tempo necessário: 2 minutos.
É importante que o vendedor já esteja bem familiarizado com as nuances da plataforma e saiba “enviar o pedido” pelo chat para que a transação ocorra da forma esperada.
- Entre em contato com o vendedor
Abra o WhatsApp clicando sobre o símbolo do app na sua lista de aplicativo, procure o contato do estabelecimento e digite o que você gostaria de comprar;
- Visualize o pedido
Uma vez que o vendedor entender qual o produto que o cliente deseja, ele deve “enviar o produto” no chat. O envio do item mostra algumas informações sobre o pedido, como a quantidade e o valor. Clique no botão azul “Ver detalhes” para seguir com o pagamento;
- Inicie o processo de pagamento
Uma vez que o pedido for visualizado, o cliente pode dar início ao processo de pagamento clicando no botão verde “Pagar”;
- Selecione o método de pagamento
Duas opções específicas devem aparecer, sendo a possibilidade de pagar com cartão (de crédito ou débito) e escolher outras formas de pagamento (como PIX). Neste tutorial, optamos por utilizar o método com cartão. Desta forma, basta selecionar a primeira opção e confirmar no botão verde “Continuar”;
- Escolha um cartão
Caso não tenha nenhum cartão de crédito ou débito cadastrado, o aplicativo dará esta opção para você. Assim que cadastrar o seu cartão, basta selecionar aquele que deseja utilizar e concluir a transação clicando no botão “Fazer pagamento”;
- Confira o envio do dinheiro
Uma vez que o pagamento for finalizado, uma mensagem informativa será enviada no chat, a qual pode ser conferida tanto pelo cliente quanto pelo vendedor. Esta mensagem informa sobre a conclusão do pagamento;
- Visualize o registro da transação
Ao clicar na mensagem que informa o pagamento, é possível visualizar um “recibo” que comprova data e horário do pagamento, o valor pago, o cartão utilizado e mais.
Com imagens de divulgação: Cielo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários