A Nvidia revelou esta semana que vai adicionar mais recursos de inteligência artificial (IA) nas suas placas de vídeo. A ideia é usar a tecnologia mais badalada do momento até em placas intermediárias para melhorar a performance e os gráficos nos games.

A nova RTX 4070, que chegou ao mercado no exterior a partir de US$ 599, será a placa gráfica menos cara disponível equipada com a nova tecnologia.

O chip chega para substituir a popular RTX 3060, a quarto placa gráfica mais usada pelos gamers do mercado, segundo dados de março da plataforma de distribuição de jogos Steam.

Imagem: Divulgação/Nvidia

Embora os chips voltados para treinamento de sistemas de IA (como o ChatGPT) tenham impulsionado o crescimento de receita da empresa, vale destacar que a gigante americana ainda obtém cerca de um terço de ganhos nas vendas de GPUs para jogos.

Como a tecnologia da Nvidia vai funcionar?

Em entrevista, Justin Walker, diretor sênior de produtos GeForce da Nvidia, disse que um jogo “não é como um filme em que tudo foi pré-gravado. É dinâmico, está em movimento (…). Não posso simplesmente colocar um quadro no meio do caminho entre dois quadros. Tenho que realmente entender o movimento entre os dois quadros”, é aí que entra a IA.

Em vez de calcular com precisão o valor de cada pixel na tela, o que leva mais tempo, os novos chips gráficos da Nvidia vão “prever” os próximos sete em cada oito pixels.

Também será possível gerar quadros inteiros usando IA, informa a empresa (os famosos quadros por segundo, ou fps na sigla em inglês).

Nvidia apresentou estudos de IA em março

Vale recordar que a companhia divulgou no fim de março resultados de um estudo que explica ainda como a IA pode até melhorar o design dos seus chips. Saiba tudo acessando o artigo completo.

Via: Reuters