Dois senadores dos Estados Unidos escreveram para o CEO da Tesla, Elon Musk, questionando-o sobre as gravações feitas sigilosamente e sem autorização por veículos da empresa. No caso, os vídeos eram compartilhados entre funcionários da empresa, que podiam ver a localização dos clientes.

Carta a Elon Musk

A carta foi enviada a Musk por Edward J. Markey e Richard Blumenthal, dois senadores democratas de Massachusetts e Connecticut, respectivamente.

No documento, eles citam o caso e o descrevem como “desrespeito intencional à privacidade dos clientes”.

Este aparente desrespeito intencional à privacidade dos clientes da Tesla é inaceitável e levanta sérias questões sobre as práticas de gestão da Tesla. Pedimos que você tome todas as ações necessárias para garantir que quaisquer imagens ou vídeos coletados consensualmente dos veículos da Tesla estejam sujeitos a rigorosas salvaguardas de privacidade.

Edward J. Markey e Richard Blumenthal, em carta a Elon Musk

A carta dá até 5 de maio para Musk responder a uma série de perguntas sobre o compartilhamento das imagens das câmeras dos carros. O documento também questiona se os executivos da empresa estavam cientes das gravações, o motivo de as políticas internas terem falhado em evitá-las e se a Tesla garantirá que os vídeos não identifiquem as localizações dos clientes da marca.

Markey e Blumenthal já tinham ressalvas com a Tesla, por suas práticas de marketing e pela segurança da tecnologia de direção automatizada.

Entenda o caso

Com informações de Reuters